Novidade
Prefeito do Rio anuncia secretário, e 'dá gás' para Pan-Americano em Niterói
Declaração foi feita durante anúncio do Gabinete de Transição
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), reafirmou, nesta segunda-feira (2), seu compromisso com a candidatura conjunta das cidades do Rio e Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. Ele também anunciou Leandro Matieli como novo secretário de Casa Civil do Rio. A declaração foi feita durante o anúncio do seu Gabinete de Transição para o próximo mandato.
O projeto dos Jogos Pan-Americanos de 2031, que foi apresentado oficialmente no dia 27 de novembro, propõe dividir a sede entre as duas cidades.
Essa ideia foi discutida em videoconferência com o presidente da Panam Sports, Neven Ilic, e outros representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
"Estamos falando da união de duas das mais importantes cidades do Brasil para sediar o Pan-Americano. Temos plena confiança no sucesso dessa candidatura e vamos demonstrar nossa capacidade de realizar grandes eventos, como já fizemos no Pan de 2007, na Copa de 2014, além dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016", afirmou Paes no dia.
A carta de candidatura será formalizada e apresentada ao COB. Caso seja aceita, o Brasil deverá definir sua candidatura oficial até 31 de janeiro de 2025.
A sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 será escolhida na Assembleia Geral da Panam Sports, durante os Jogos Pan-Americanos Júnior, em Assunção, no Paraguai.
Prioridades para 2025
Além de reforçar seu apoio à candidatura conjunta com Niterói, Paes também anunciou os membros de sua equipe de transição para o próximo mandato, que vai até 2028. A equipe, divulgada no Diário Oficial da cidade, trabalhará no IMPA Tech, na Zona Portuária do Rio.
Um dos destaques foi a nomeação de Leandro Matieli como novo secretário da Casa Civil, em substituição ao vice-prefeito eleito, Eduardo Cavaliere, que assumirá a chefia da equipe de transição.
Paes ressaltou que sua reeleição não significa apenas a continuidade do trabalho, mas também a necessidade de estabelecer novas prioridades para a cidade. Entre as principais ações previstas para o próximo mandato, estão a revitalização de áreas como a Leopoldina e a Avenida Brasil.
A proposta inclui a recuperação de galpões e prédios abandonados, com o objetivo de impulsionar a economia local.
A segurança pública também foi destacada como uma das prioridades, com foco na colaboração com o governo estadual para combater o crescimento desordenado e melhorar a qualidade de vida na cidade.
O Gabinete de Transição trabalhará em cinco eixos temáticos: equilíbrio fiscal, boa gestão e governança; civilidade e segurança; futuro, economia e felicidade; longevidade, equidade e humanidades; e infraestrutura, prevenção de desastres e resiliência.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!