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    Acidentes

    Niterói lidera colisões contra postes; quase 89 mil no 'apagão'

    Na sequência, aparecem as regiões dos Lagos e Campos

    Publicado 06/08/2024 às 10:04 | Atualizado em 06/08/2024 às 11:21 | Autor: Enfoco
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    Carro bateu em poste no Centro de Niterói, na última sexta-feira (2), e parou o trânsito
    Carro bateu em poste no Centro de Niterói, na última sexta-feira (2), e parou o trânsito |  Foto: Arquivo / Péricles Cutrim

    Só no primeiro semestre deste ano, foram registrados 252 colisões contra postes da rede elétrica da Enel nos 66 municípios atendidos pela empresa no Estado do Rio — uma média de mais de uma batida em postes por dia. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 9% no número de acidentes.

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    Para se ter uma dimensão dos impactos deste tipo de acidente na rotina da distribuidora e os efeitos no fornecimento de energia, mais de 343 mil clientes tiveram o serviço afetado apenas neste semestre pelas batidas. No mesmo período de 2023, a distribuidora registrou 231 colisões, com 251 mil clientes afetados.

    Niterói lidera

    Equipes da concessionária Enel levaram horas para finalizar os reparos
    Equipes da concessionária Enel levaram horas para finalizar os reparos |  Foto: Arquivo / Péricles Cutrim

    Apenas na região de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, uma das mais afetadas por este tipo de ocorrência em todo o estado, foram registradas 36 batidas contra postes, com impacto no fornecimento de energia, ou seja, deixando sem luz cerca de 88,5 mil unidades consumidoras.

    O volume de clientes afetados na região de Niterói, que também engloba a cidade de Maricá, é o maior entre todas as regiões atendidas pela Enel Rio. Atrás de Niterói, aparecem as regiões dos Lagos e Campos.

    Sem luz

    Entre a última quinta-feira (1º) e domingo (4), quase 500 clientes ficaram sem luz por causa de quatro acidentes que exigiram a substituição de postes:

    - Niterói: Avenida Feliciano Sodré, no Centro; e Estrada Viçoso Jardim, no Cubango;

    - Maricá: Rua 102, no bairro Cordeirinho; e Avenida Carlos Mariguela, em Inoã.

    "Vale destacar que a empresa possui tecnologias de operação remota da rede para reduzir ao máximo o número de clientes sem energia quando um poste da empresa é atingido pelos veículos. No entanto, este tipo de ocorrência causa grandes estragos, deixando parte dos consumidores sem energia até que a rede seja reconstruída", enfatiza a concessionária Enel Rio, por meio de nota.

    Danos

    • Niterói lidera colisões contra postes; quase 89 mil no 'apagão'
      | Foto: Reprodução
    • Niterói lidera colisões contra postes; quase 89 mil no 'apagão'
      | Foto: Reprodução
    • Niterói lidera colisões contra postes; quase 89 mil no 'apagão'
      | Foto: Reprodução

    O responsável por Operação e Manutenção da Enel Distribuição Rio, Fábio Damasceno, informa que esse tipo de ocorrência costuma se concentrar próximo dos finais de semana, entre sexta e segunda-feira.

    Segundo ele, um poste derrubado pode significar horas de trabalho das equipes de manutenção, que precisam não apenas substituir a estrutura, mas reconstruir todo o trecho da rede elétrica danificada.

    “Em alguns casos mais complexos, é necessário aguardar liberação da perícia para iniciarmos os trabalhos, o que pode aumentar o tempo de atuação”, comenta.

    Fábio também comenta sobre a responsabilidade pelos danos causados.

    “Além do risco à vida e do impacto da falta de energia a diversos clientes, é importante destacar que a empresa repassa todo o custo de reposição de estruturas e cabos a quem provocou o dano ao bem público”.

    Responsabilidade

    Quando situações como essas acontecem, a Enel Distribuição Rio deve ser comunicada para realizar a troca do poste. Uma equipe da companhia é deslocada imediatamente para o local, a fim de fazer os reparos na rede.

    A partir do registro da placa do veículo e de fotos do incidente, os custos operacionais gerados, incluindo desde o primeiro atendimento até a substituição ou reparo do poste e/ou da rede elétrica, são registrados pela empresa, que realiza a cobrança junto ao proprietário do veículo.

    Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Rio; pelo site da companhia; pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento 0800 28 00 120.

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