Colisões
Niterói no ranking das cidades com mais batidas em poste
Em todo o estado, houve aumento de 4,5% no número de acidentes

Niterói está entre as cidades com maior crescimento no número de colisões de veículos contra postes da rede elétrica, segundo balanço da Enel Distribuição Rio referente ao terceiro trimestre de 2025.
Entre os meses de julho, agosto e setembro, foram registradas 140 ocorrências em toda a área de concessão da distribuidora no estado, o que representa mais de uma batida por dia — e um aumento de 4,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Além de Niterói, estão na lista as cidades de Maricá, Petrópolis, Macaé e Cantagalo.
O avanço desse tipo de acidente chama atenção pela frequência e pelos impactos causados à população. Milhares de moradores tiveram o fornecimento de energia interrompido devido às colisões que danificam não apenas os postes, mas também a rede elétrica conectada a eles.
A substituição de um poste pode levar em média oito horas, mas esse tempo aumenta em casos mais complexos, especialmente quando há necessidade de perícia policial para liberação da área. Durante esse período, diversos serviços são impactados e o prejuízo atinge não apenas a concessionária, mas também comércios, residências e serviços essenciais da cidade.
Responsabilidade pelos danos
Sempre que ocorre um acidente, a Enel Distribuição Rio envia uma equipe ao local para realizar os reparos emergenciais e a substituição do poste e da rede elétrica afetada. Com base na identificação da placa do veículo e no registro do acidente, a empresa aciona o setor jurídico para cobrar os custos diretamente do responsável pela colisão.
A Enel Rio orienta os moradores a adotarem as seguintes medidas em caso de acidentes envolvendo postes:
- Permaneça dentro do veículo se houver queda de poste ou fios energizados próximos, sem tocar em partes metálicas;
- Não toque em cabos caídos, nem tente afastá-los;
- Não tente isolar a área por conta própria;
- Pedestres devem manter distância e chamar ajuda imediatamente.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!