Reconhecimento

Niterói recebe o título de capital dos esportes marítimos

A cidade é considerada referência no surfe e bodyboard

A lei foi sancionada nesta quarta pelo Governo do Estado
A lei foi sancionada nesta quarta pelo Governo do Estado |  Foto: Divulgação

Niterói é oficialmente reconhecida como a capital dos esportes marítimos. A lei de autoria do deputado estadual Vitor Junior (PDT) foi sancionada pelo governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, e publicada nesta quarta-feira (3), no Diário Oficial.

O parlamentar ressalta que essa designação representa mais um incentivo significativo para a cidade, que possui uma tradição consolidada e uma forte inclinação para os esportes praticados no mar, sendo berço de medalhistas olímpicos e palco de competições estaduais, nacionais e internacionais.

Vitor Junior destaca ainda que Niterói possui uma deslumbrante orla que conecta a Baía de Guanabara ao Oceano, fator que impulsiona a popularidade de esportes como vela, canoa havaiana, surfe, triatlo e natação nas praias locais.

O deputado menciona que, há aproximadamente cinco anos, a cidade contava apenas com cinco clubes voltados para a prática da canoa havaiana, número que cresceu para 35 nos dias atuais.

"Niterói tem atletas que conquistaram medalhas olímpicas na vela, é uma referência no surfe e no bodyboard, revelando talentos que ganharam reconhecimento mundial. Além disso, é líder nacional na prática de canoa havaiana, sediando diversas competições em níveis estaduais, nacionais e internacionais. Não podemos ignorar sua vocação natural, com praias e paisagens que inspiram a prática dessas e de outras modalidades esportivas. O esporte desempenha um papel fundamental na inclusão social, promoção da saúde, turismo e geração de empregos", argumentou Vitor Junior. 

O secretário municipal de Esportes de Niterói, Luiz Carlos Gallo, celebrou a conquista do título e destacou sua importância para a cidade.

'É justo que Niterói seja reconhecida como a capital dos esportes marítimos. Essa é uma tradição em nossa cidade. A vela sempre teve destaque com nossos talentos olímpicos, e agora temos centenas de praticantes de canoa havaiana competindo em vários estados do Brasil. Nossos surfistas e bodyboarders também se destacam nacional e internacionalmente, como em Portugal, onde já estabelecemos contatos para promover campeonatos de ondas. Niterói já sediou inúmeros campeonatos mundiais, e suas deslumbrantes paisagens náuticas levam o nome da cidade até o exterior', enfatiza o secretário.

< WhatsApp fora do ar? Usuários relatam instabilidade no app Globo é condenada por impor padrões estéticos a jornalista <