Logo Enfoco


    Investigação

    Niterói tem novo caso suspeito de intoxicação por metanol

    Em todo o estado, são cinco pessoas em avaliação

    Publicado 14/10/2025 às 13:24 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Casos ainda estão sendo analisados
    Casos ainda estão sendo analisados |  Foto: Divulgação

    Subiu para cinco o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado do Rio. As  investigações da Secretaria Estadual de Saúde (SES) estão sendo feitas em Niterói, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia (2 casos) e São João de Meriti. 

    Até o momento, 18 casos foram analisados, e 13, descartados. Nenhum caso foi confirmado oficialmente. A pasta não deu informações detalhadas sobre os novos casos. 

    No início do mês, uma moradora de Niterói já havia sido monitorada após relatar sintomas de intoxicação por metanol, supostamente após consumir bebida alcoólica na Lapa, no Rio de Janeiro. O caso foi notificado por uma unidade hospitalar privada, mas descartado após resultado dos exames. 

    “O ideal é reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente as destiladas, até que se conclua a investigação sobre possíveis adulterações. Se houver consumo, é importante ficar atento a sinais de falsificação. Em qualquer sintoma grave, a recomendação é procurar atendimento médico imediatamente", disse a secretária estadual de Saúde, Claudia Mello. 

    Entenda o risco 

    O metanol é uma substância usada como solvente em produtos industriais. Não é apropriado para o consumo humano. Quando ingerido, é transformado pelo organismo em compostos altamente tóxicos, que podem causar cegueira, falência de órgãos e até a morte.

    A SES-RJ reforça que bebidas de origem duvidosa, com embalagens suspeitas, sem rótulo adequado ou com aparência estranha (como impurezas ou partículas no líquido), devem ser evitadas. Dê preferência a estabelecimentos confiáveis e desconfie de preços muito baixos, que podem indicar falsificação.

    Licores caseiros ou misturas artesanais também oferecem risco, pois muitas vezes são produzidos sem controle de qualidade e podem conter resíduos perigosos, como o próprio metanol.

    Emergência e sintomas

    A intoxicação por metanol é uma emergência médica grave. No organismo, ele se transforma em substâncias tóxicas, como formaldeído e ácido fórmico, que atacam principalmente o sistema nervoso e os olhos.

    Os sintomas mais comuns incluem: visão embaçada ou perda total da visão (cegueira); náuseas e vômitos; dores abdominais e suor excessivo e mal-estar generalizado.

    Ao identificar esses sintomas em si ou em alguém que tenha consumido bebida suspeita, é fundamental buscar socorro médico imediato e informar os contatos que também possam ter ingerido a bebida, para que também sejam avaliados.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Botafogo tenta encerrar jejum contra o Fla em 2025

    Relacionados em Niterói