Sustentável
Novo parque para lazer e contemplação à natureza será erguido em Niterói
Projeto está em fase de estruturação, segundo a Prefeitura

A Prefeitura de Niterói informou, nesta segunda-feira (21), que está em fase final de estruturação um novo projeto sustentável para a Região Oceânica. Batizado de Parque Lagoa de Itaipu, o espaço ocupará uma extensa área no entorno da lagoa, combinando soluções de infraestrutura verde com equipamentos de lazer e mobilidade.
O parque contará com mais de cinco quilômetros de ciclovias, passarelas sobre o mangue, áreas de contemplação e jardins filtrantes, de acordo com a Prefeitura.
“O Parque Lagoa de Itaipu é um marco na integração entre urbanismo sustentável, mobilidade ativa e preservação ambiental. Estamos unindo lazer, infraestrutura verde e soluções baseadas na natureza para recuperar e valorizar esse importante ecossistema da Região Oceânica”, destacou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
Ainda de acordo com a Prefeitura, o Parque Lagoa de Itaipu faz parte do programa PRO Sustentável 2, que tem um trabalho voltado à requalificação ambiental e urbana da Região Oceânica. A expectativa é que, a exemplo do Parque Orla de Piratininga (POP), o novo espaço traga benefícios duradouros para o meio ambiente e para a qualidade de vida dos moradores da região.
De acordo com a Secretaria Municipal do Clima, Defesa Civil e Resiliência, a participação da comunidade é um dos pilares do projeto e continuará presente em todas as etapas de implantação das obras, assegurando que o desenvolvimento do parque reflita os interesses e necessidades da população local, fortalecendo a apropriação social do espaço.
Desde a fase do projeto conceitual, estão sendo realizadas reuniões comunitárias voltadas à escuta e à integração das demandas locais ao planejamento do Parque Lagoa de Itaipu.
Para viabilizar a obra, estão em andamento avançado as negociações com um banco de desenvolvimento.
Parque Orla de Piratininga
O espaço possui 680 mil metros quadrados, conta com 8 píeres e 17 praças, incluindo jardins filtrantes que tratam as águas pluviais sem o uso de produtos químicos. É um parque urbano baseado em soluções da natureza e que já foi reconhecido com prêmios como o AIPH World Green City Awards, primeiro e único prêmio global para cidades onde as plantas e a natureza são o foco principal.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!