Logo Enfoco


    Violência

    Operação Verão 2024: Medidas contra roubos em praias de Niterói

    Roubos aumentaram na Região Oceânica

    Publicado 14/09/2024 às 9:35 | Autor: Tiago Souza
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Agentes do Segurança Presente fican 30 minutos baseados e 30 minutos patrulhando a orla
    Agentes do Segurança Presente fican 30 minutos baseados e 30 minutos patrulhando a orla |  Foto: Arquivo

    Neste sábado (14), teve início a Operação Verão 2024, que traz um reforço no policiamento ao longo da orla e em áreas de alto fluxo turístico em todo o Estado do Rio de Janeiro. O lançamento da operação foi possível após a suspensão de uma liminar que havia impedido sua realização, adiando o início que estava marcado para o dia 7 de setembro.

    O esquema de segurança conta com um efetivo diário de 1.250 policiais militares, que serão distribuídos entre a orla da capital e das cidades litorâneas, além das principais vias expressas e rodovias de acesso aos municípios turísticos. A operação utilizará viaturas, motocicletas e quadriciclos para o patrulhamento da faixa de areia e das principais vias litorâneas. Em praias movimentadas, tendas serão montadas como pontos de apoio tanto para os policiais quanto para a população.

    No entanto, antes do início oficial da Operação Verão 2024, a Polícia Militar já havia intensificado o policiamento na Região Oceânica de Niterói devido a um aumento preocupante de roubos na saída das praias. Segundo o Major PM Abrahão Clímaco, coordenador do Segurança Presente em Niterói, a situação se agravou com o calor intenso, que atrai um maior número de banhistas e, consequentemente, mais oportunidades para criminosos.

    "Desde a semana passada, com o forte calor, realizamos um reforço na chegada e saída das praias, com um policiamento voltado para os banhistas. Observamos um aumento de roubos de veículos e outros crimes nas saídas de praia. O crime de roubo sem arma teve um aumento e os criminosos costumam escolher vítimas vulneráveis, como mulheres e idosos. Nossa estratégia é focada na abordagem das duplas de moto que cometem esses crimes", destacou o Major Clímaco.

    Novos Protocolos e Reforço Policial

    A Operação Verão 2024 segue um novo protocolo após a polêmica do ano passado envolvendo a abordagem de menores. Para garantir que a operação seja conduzida de maneira mais sensível, foi estabelecido um acordo entre os órgãos de segurança, a Justiça e a Assistência Social, incluindo a presença de conselheiros tutelares durante as abordagens a crianças e adolescentes.

    Na capital, o policiamento será concentrado na área entre o Leme e o Pontal, com o uso de cavalos do Regimento de Polícia Montada (RPMont) e cães do Batalhão de Ações com Cães (BAC). O patrulhamento também abrangerá as ruas internas dos bairros das zonas Sul e Oeste, com o reforço de policiais do RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidões) e do BPVE (Batalhão de Policiamento em Vias Expressas).

    Além disso, haverá um monitoramento mais rigoroso dos ônibus que seguem para a orla e das estações do Metrô, com a possibilidade de interceptação de veículos suspeitos e ações preventivas nos terminais de ônibus.

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Homem é preso suspeito de matar médica do Exército

    Próximo artigo
    >

    Meia tonelada de barbatanas de tubarão é apreendida pelo Ibama

    Relacionados em Niterói