Fiscalização
Meia tonelada de barbatanas de tubarão é apreendida pelo Ibama
Material saiu de Santa Catarina de transporte aéreo
Uma fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resultou na apreensão de meia tonelada de barbatanas de tubarão na terça-feira (10), em Piúma, no Litoral Sul do Espírito Santo. A operação foi conduzida como parte das atividades de controle da pesca ilegal e proteção das espécies marinhas.
Durante a fiscalização, os agentes do Ibama encontraram as barbatanas em um terreno vinculado ao comprador, que não teve o nome divulgado. O responsável não foi preso, mas teve que pagar uma multa ao qual o valor também não foi revelado. A multa será aplicada devido à falta de documentação fiscal que comprovasse a origem legal das barbatanas, em desacordo com a legislação ambiental que regula o desembarque, transporte, armazenamento e comercialização de tubarões e raias.
As barbatanas, que foram enviadas de Santa Catarina via transporte aéreo para processamento no Espírito Santo, estavam congeladas. O material seria desidratado e potencialmente distribuído para restaurantes e lojas especializadas em produtos asiáticos no Brasil, ou exportado para o mercado asiático, onde há alta demanda.
A análise preliminar das barbatanas revelou a presença de espécies ameaçadas, como o tubarão-azul (Prionace glauca) e o tubarão-galha-branca-oceânico (Carcharhinus longimanus). O tubarão-azul está listado entre as espécies que necessitam de proteção para evitar a extinção, enquanto o tubarão-galha-branca-oceânico é considerado ameaçado de extinção e sua captura e comercialização são proibidas.
Além disso, as barbatanas apreendidas incluíam tanto de tubarões adultos quanto filhotes, o que dificultou inicialmente a determinação do número exato de tubarões mortos para obter a quantidade apreendida.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!