Pode!
Pode comer formiga tanajura? Especialista responde ao ENFOCO
Também conhecidas como içás, elas são ricas em proteínas
Após a onda de tanajuras em municípios do Sudeste — como em Niterói, na Região Metropolitana do Rio — na última semana, a pergunta: "Pode comer tanajura?" voltou a circular no imaginário social.
E os especialistas respondem: na verdade, sempre pode. O costume de comer as "içás" ou "saúvas", outros nomes que são conhecidas, vem desde as primeiras civilizações indígenas. A farofa é a iguaria mais famosa. Mas cuidados são necessários (leia mais abaixo).
'Frutos do céu'
As tanajuras ou içás, formigas robustas que podem chegar a até 2,5 de comprimento, eram consumidas inicialmente pelos indígenas nativos. O costume foi documentado inclusive nas cartas do Padre José de Anchieta, um dos responsáveis por manter a Corte Portuguesa informada das descobertas na América do Sul.
Em seus registros no livro Minhas Cartas, o dramaturgo relatou que em certas épocas do ano, os indígenas ficavam mais ansiosos pelos "frutos que vinham do céu".
Desde sempre os povos originários as usam em sua dieta, são muito nutritivas. Tem mais proteínas que as carnes de boi, frango ou peixe e outros elementos nutricionais
Farofa: a querida!
No último dia 23 de outubro, inclusive, foi comemorado o Dia Mundial do Inseto Comestível. Entre uma das famosas receitas que utiliza a formiga como ingrediente principal, está a farofa de tanajura, uma adaptação dos costumes adquiridos dos indígenas.
"A farofa de tanajura vem desde os tempos primordiais, quando os nativos usavam a mandioca para fazer farinha. Quando eles estavam fazendo a farinha, que também é bem nutritiva, eles usavam a proteína da Tanajura para acrescentar na farofa", explicou Casé Oliveira, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Insetos (Asbraci).
Juliette 'curtiu'
A campeã do BBB 21 Juliette publicou um vídeo nas redes sociais experimentando o inseto. Após a degustação, a nordestina elogiou a receita e ainda motivou o namorado, o atleta de crossfit Kaique Cerveny, a experimentar a receita. Assista abaixo:
Mas, atenção!
Segundo Oliveira, a receita pode ser consumida e não causa riscos, desde que as formigas sejam preparadas conforme as técnicas de sanitização.
"Não é recomendado comer nada vivo por uma série de motivos. Vamos supor que aquele organismo vivo que você comeu, tenha comido um outro bicho contaminante, é preciso ter um padrão sanitário", enfatiza.
E ‘fritinha’? Também pode. A temperatura, inclusive, é uma das técnicas de sanitização das tanajuras. Fritá-las, portanto, diminui os riscos de contaminação.
Receitinhas
Outras receitas também são protagonizadas pelo inseto, são elas:
- Bug's à mineira - Tanajuras limpas e lavadas são fritas em banha de porco. Na sobremesa, a tanajura é sobreposta a um pedaço de queijo e glaceada com doce de leite.
- Bug's marroquino - Legumes, sal de Chapulin e tanajura.
- Bruschetta de tanajura: Primeiro frita-se a tanajura em banha de suínos, depois faz a receita de pão semi italiano fatiadas, lactonese, especiarias e acrescenta as tanajuras.
O cuidado que se deve ter ao consumir as formigas, no entanto, é com o lugar de onde elas podem vir:
"Você tem que comer de lugares que você considera o mais natural possível. Em zonas rurais. Pegar, lavar e utilizar as técnicas de sanitização. Acontece em alguns lugares de algumas pessoas envenenarem as tanajuras para matar. Se você tem uma região em que há contaminação, não é possível comer", explicou o chef de cozinha.
'Invasão' de tanajuras
No início desta semana, diversos municípios da capital e Região Metropolitana do Rio registraram um grande volume de tanajuras, algumas praias amanheceram com a faixa de areia coberta pelo inseto. Outros estados do sudeste também registraram a invasão das tanajuras, como São Paulo e Espírito Santo.
Os insetos costumam aparecer em temporadas de chuva, quando o solo fica úmido e facilita a construção de novos ninhos.
Propriedades nutracêuticas
Além de ricas em proteínas, a tanajura faz parte da fauna nutracêutica. O inseto possui aminoácidos essenciais para os humanos e propriedades que podem mitigar infecções.
"Os insetos em geral e também as tanajuras, fazem parte da fauna que a gente chama de nutracêuticas. A tanajura em si, tem propriedades como a taurina, um aminoácido que ajuda a retardar o envelhecimento. Ela também possui ômega, bom para o colesterol e também para o retardamento do envelhecimento e possui um alto teor de vitamina B12", detalha Casé Oliveira, presidente da Asbraci.
As tanajuras, no entanto, são frutos de inspiração de criações que vão além da culinária. As formigas inspiram apresentações de cordel, mitos, filmes e até festivais.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!