Arroboboi, Dangbé
Pra vitória da Viradouro! Niterói é campeã do carnaval
Vermelha e branca desmistificou culto aos voduns
Pela terceira vez! A Unidos do Viradouro é a grande campeã do carnaval do Rio de Janeiro, com o enredo “Arroboboi, Dangbé!”.
Imperatriz Leopoldinense assumiu a vice-liderança e Grande Rio fechou o pódio. A escola de Niterói arrepiou o público com samba liderado pelo carnavalesco Tarcísio Zanon.
Leia+: Veja a pontuação de cada escola de samba do Grupo Especial
Leia+: Saiba como funcionou 'truque' da serpente no desfile da Viradouro
Foi contado na avenida o mito de uma serpente vodum, que se tornou uma divindade após épica batalha entre reinos da antiga região da Costa da Mina, na África.
O enredo destaca a atuação de um poderoso exército de mulheres negras preparado por sacerdotisas voduns, que tinham no espírito da coletividade e lealdade sua principal arma.
A missão da escola foi desmistificar o culto aos voduns, que atravessou o atlântico e chegou ao Brasil na figura da sacerdotisa Ludovina Pessoa, pilar de terreiros na Bahia.
A rainha de bateria Erika Januza deu um show na Avenida, com a fantasia de Takará. A musa Lore Improta foi representando o encanto de fogo.
Apuração
Uma novidade deste ano é que a apuração não foi na Praça da Apoteose, mas sim na Cidade do Samba - espaço que reúne os barracões das escolas.
Nos dois dias de apresentação no sambódromo da Marquês de Sapucaí, 36 jurados deram notas às escolas. Foram quatro avaliadores para cada um dos nove quesitos.
As avaliações puderam ser de 9 a 10, podendo ser graduadas por décimos, por exemplo, 9,8 e 9,9. A menor nota de cada quesito era descartada pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!