Semente
Prefeito de Niterói lamenta perda do Pan 2031: 'Foi por pouco'
Rodrigo Neves postou vídeo ao lado da vice Isabel Swan

Ao lado da vice-prefeita Isabel Swan, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, postou um vídeo, em suas redes, na tarde desta sexta-feira (10), lamentando a perda da sede do Pan 2031 para Assunção, no Paraguai. Neves, no entanto, agradeceu ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) pelo empenho em abraçar candidatura conjunta do Rio e Niterói.
"Foi por pouco, muito pouco para a candidatura do Rio e Niterói sediar o Pan 2031: 28 a 24 votos. Um país que tem direito a dois votos (são alguns poucos), não votou. Mas a gente sabe que esta candidatura foi absolutamente extraordinária", disse Neves.
O prefeito de Niterói também destacou que a cidade continuará trabalhando para futuras conquistas.
"A semente foi plantada. Niterói ganhou visibilidade internacional com essa candidatura e seguirá trabalhando para atrair eventos importantes para a cidade. Além disso, fortalecemos nossa integração com o Rio e abrimos caminho para futuras candidaturas compartilhadas entre cidades", explicou Rodrigo Neves.
Neves também parabenizou a cidade de Assunção pela conquista e comparou o tempo distinto das duas candidaturas.
"Desejamos uma excelente edição ao Paraguai, que terá uma grande oportunidade de impulsionar seu desenvolvimento econômico, social e esportivo por meio dos jogos. A cidade de Assunção já vinha trabalhando em sua candidatura há mais de quatro anos, enquanto nós iniciamos a nossa jornada em janeiro deste ano com a eleição da nova direção do Comitê Olímpico Brasileiro", completou Neves.
Veja o vídeo
Quatro votos de diferença
Por 28 votos contra 24, a capital do Paraguai venceu a votação contra a candidatura conjunta do Rio de Janeiro e de Niterói, que representava o Brasil. Essa será a primeira vez que o país sediará o maior evento esportivo das Américas.
A decisão foi anunciada durante a Assembleia Geral do Comitê Olímpico das Américas, o Panam Sports, realizada em Santiago, no Chile, nesta sexta.
A cidade de Assunção já havia tentado sediar os Jogos Pan-Americanos de 2027, após a exclusão de Barranquilla, na Colômbia, por descumprimento de compromissos com a Panam Sports. Na ocasião, porém, foi derrotada por Lima, no Peru. Desde então, concentrou esforços para finalmente levar a competição ao país pela primeira vez.
Neste ano, em agosto, Assunção foi palco do Pan Júnior, voltado para atletas de até 22 anos

Dayse Alvarenga
Redatora

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!



