Logo Enfoco


    Assistência

    Programa Recomeço já contabiliza mais de 27 mil atendimentos em Niterói

    Iniciativa concentra serviços para pessoas em situação de rua

    Publicado 28/12/2025 às 7:00 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Já foram mais de 100 dias de atividades desde a inauguração
    Já foram mais de 100 dias de atividades desde a inauguração |  Foto: Divulgação / Ascom Niterói

    Inaugurado em agosto pela Prefeitura de Niterói, o programa Recomeço, executado no Centro Integrado Multidisciplinar, já contabilizou 27 mil atendimentos. O espaço concentra serviços de assistência social, saúde, habitação, educação e iniciativas voltadas à geração de renda.

    “Os resultados iniciais do Programa Recomeço mostram o quanto essa política é necessária e transformadora. Em pouco tempo, já alcançamos milhares de atendimentos, reafirmando nosso compromisso de ir além da assistência imediata. Estamos garantindo acolhimento, respeito e condições reais para que homens e mulheres em situação de rua recuperem a dignidade, tenham acesso a direitos e encontrem novas oportunidades para mudar suas vidas”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

    Com funcionamento diário, o Centro Integrado Multidisciplinar contabiliza mais de 100 dias de atividades.

    “A articulação entre diferentes políticas públicas é fundamental para garantir respostas efetivas, promover a reinserção social e criar condições reais para que cada pessoa atendida possa reconstruir sua trajetória”, disse o secretário de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira.

    Maior procura

    Entre os serviços mais demandados estão alimentação, atendimento psicossocial, emissão de documentos, banho, higiene pessoal e atendimentos de saúde. O serviço de lavanderia, por exemplo, foi utilizado 751 vezes. As oficinas oferecidas também registraram boa adesão, com atividades como barbearia, banho e tosa de pets, reciclagem e ações de redução de danos.

    Embora não contabilizado no total geral de atendimentos, o acolhimento noturno figura entre as maiores demandas do programa. Desde a inauguração, foram registrados 5.430 encaminhamentos para pernoite, com possibilidade de entrada e saída diária. Outro serviço relevante é o recambiamento, que possibilitou, entre agosto e dezembro, o retorno de 80 pessoas às suas cidades de origem para reintegração familiar, com apoio do município. Os beneficiários vieram de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Goiás, além de casos internacionais.

    Recambiamento

    Segundo a prefeitura, o programa de recambiamento é voluntário, sem violação de direitos, e envolve articulação prévia com a rede socioassistencial local, enquanto a pessoa permanece acolhida nos abrigos municipais. O deslocamento ocorre por meio de passagens ou transporte disponibilizado pelas equipes de abordagem social.

    Abordagem

    Outro eixo central do programa é a abordagem social especializada. Diariamente, equipes percorrem bairros da cidade oferecendo acolhimento, atendimento médico e encaminhamentos para cursos de capacitação e outras oportunidades. Desde o início do programa, foram realizadas 2.434 abordagens, com média superior a 20 atendimentos por dia.

    O Recomeço integra a Política Municipal de Acolhimento Humanizado e Assistência Integral a Pessoas em Uso Abusivo de Álcool e/ou Outras Drogas e/ou com Transtornos Mentais, sancionada em abril. A política estabelece diretrizes para uma atuação mais eficaz, digna e baseada nos direitos humanos.

    Por meio de parceria com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), o Centro de Atendimento às Pessoas em Situação de Rua (CIPOP-Rua) também atua no espaço, tendo realizado 3.271 encaminhamentos a partir da triagem no Centro Integrado. O serviço reúne atendimentos do Detran, Fundação Leão XIII, Tribunal Regional do Trabalho e Tribunal Regional Eleitoral.

    As principais demandas registradas são pela emissão de certidão de nascimento, com 2.149 atendimentos, além de RG, título de eleitor, carteira de trabalho e certificado de reservista. Niterói é a primeira cidade fora da capital a receber o serviço, que funciona diariamente, das 10h às 16h.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Operação Verão de Niterói mira em quiosques e motoristas infratores

    Relacionados em Niterói