Pega a pipoca!
Quatro favelas de Niterói vão virar cinema a céu aberto
Festival leva sessões gratuitas de filmes a comunidades

Quatro comunidades de Niterói vão se transformar em salas de exibição a céu aberto com o Festival “Favela é Coisa de Cinema”, entre os dias 8 e 11 de maio. É um evento gratuito que promove o acesso democrático à sétima arte em territórios periféricos. A iniciativa é realizada pela InCartaz e KFTox, com o objetivo de aproximar o cinema das favelas e reafirmar que esses territórios também são espaços legítimos de vivência cultural e coletiva.
De acordo com Marcelo Paes de Carvalho, CEO da InCartaz, o festival “surge em resposta a uma necessidade latente de empoderamento e visibilidade das comunidades de Niterói, onde cada rua, beco e praça carrega consigo uma riqueza de histórias e talentos inexplorados”.
A programação será realizada nas seguintes localidades: Beltrão (dia 8), Morro do Estado (dia 9), Morro Juca Branco (dia 10) e Morro do Palácio (dia 11), sempre a partir das 18h. Em cada dia, o público poderá assistir a filmes selecionados, com distribuição gratuita de pipoca, criando uma experiência afetiva e acolhedora de cinema ao ar livre.
Além da proposta cultural, o festival reafirma seu compromisso com a inclusão. Todas as sessões contarão com janela de Libras, garantindo que o público surdo também possa desfrutar das exibições. A equipe do evento também estará alinhada com práticas de acessibilidade atitudinal, para garantir uma experiência respeitosa e acolhedora para todas as pessoas.
O evento tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Niterói e Secretaria de Culturas, através da Lei Paulo Gustavo.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!