Estrago
Ressaca destrói escadas de quiosques em praia de Niterói
Local foi interditado pela Defesa Civil na quarta-feira (30)

A forte ressaca que atinge o litoral do Rio de Janeiro causou estragos e destruiu três escadas de quiosques na Praia de Camboinhas, na Região Oceânica de Niterói. O caso ocorreu na madrugada da última terça-feira (29), e o local ainda permanece interditado pela Defesa Civil de Niterói.
Nos últimos dias, a Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca, com previsão de ondas de até 3,5 metros. Além de Camboinhas, outras praias de Niterói e do Rio de Janeiro também sofreram danos, com a água invadindo até a pista em alguns pontos.
A equipe do ENFOCO esteve na Praia de Camboinhas nesta sexta-feira (1º). Três dias após o ocorrido, o cenário permanece o mesmo. Nos acessos às escadas quebradas e tombadas, faixas da Defesa Civil foram colocadas para evitar a passagem e prevenir acidentes. Apesar disso, alguns banhistas se arriscaram e tomaram banho de sol a poucos metros das estruturas danificadas.
Um comerciante da região, que preferiu não se identificar, afirmou que situações como essa já aconteceram antes.
“A ressaca já destruiu umas três vezes aqui. A Prefeitura até construiu uma parede de pedras para tentar conter o avanço do mar, mas a força da água foi maior e causou esse estrago”, relatou.
Dois dos três quiosques afetados estão fechados desde então, o que pode gerar um prejuízo incalculável para os proprietários.
O que diz a Prefeitura
A Prefeitura de Niterói informou que equipes técnicas vão à área interditada em Camboinhas para avaliar os estragos e programar os reparos necessários. Além disso, segue nota da Prefeitura, "equipes da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) iniciaram a limpeza da praia de Camboinhas, aproveitando o recuo da maré. A manutenção diurna segue temporariamente suspensa, já que a faixa de areia continua comprometida durante a maré alta. Até então, a maré elevada havia impedido a realização das atividades de rotina no local".
O governo municipal disse ainda que, "além de Camboinhas, a Clin segue atuando nas demais praias da Região Oceânica. Em Itaipu, Sossego, Piratininga e Itacoatiara, está sendo realizada a limpeza dos resíduos trazidos pela maré em decorrência da recente ressaca, bem como da areia acumulada pelo vento na ciclovia e vias próximas. A Prainha de Piratininga já foi totalmente limpa. As equipes agiram nos últimos dias em uma operação especial para o recolhimento de resíduos e remoção da areia que foi levada pelas rajadas de vento, objetivando minimizar os efeitos da ressaca. Os contêineres da região foram retirados preventivamente para evitar danos ou que fossem arrastados pela água. A reposição será feita o mais breve possível".


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!