Festival
Roda de capoeira inclusiva em Niterói; veja a programação
Evento ocorre em celebração ao Dia Mundial da Síndrome de Down

O Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em todo o mundo no dia 21 de março, terá uma ação especial em Niterói. O Teatro Popular Oscar Niemeyer receberá a 2ª edição do Festival Din Down Down 2025: A Desinvenção da Deficiência, realizado pelo Instituto Gingas. O evento, que ocorrerá no dia 22, das 14h às 18h.
Das 14h às 14h30, ocorrerá a recepção e o credenciamento para o evento. Das 14h30 às 16h, serão realizadas as apresentações artísticas, bate-papo e roda de conversa. Das 16h às 17h30, acontecerá uma grande roda de capoeira, seguida de lanche e atividades recreativas. O evento tem como objetivo celebrar a inclusão e a diversidade por meio da cultura, com atividades para toda a família.
O Gingas é uma organização da sociedade civil que atua há mais de 20 anos na promoção da cultura afro-brasileira e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Por meio do método Din Down Down, o Instituto oferece aulas de capoeira e outras atividades para pessoas com deficiência, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento humano.
O Instituto Gingas e o método de acessibilidade cultural e inclusão Din Down Down foram reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Niterói, por meio das Leis 3.874/24 e 3.872/24, sancionadas em abril passado.
“Nosso objetivo é ‘desinventar’, como diria Manoel de Barros, a deficiência. Ou seja, transformar a forma como a sociedade percebe as diferenças, construindo um ambiente verdadeiramente inclusivo. A deficiência não está no indivíduo, mas nas barreiras que a sociedade impõe. Precisamos romper com esses limites e entender que todos, independentemente de suas condições, têm direito ao acesso à cultura, à educação e à participação plena na sociedade”, explicou o fundador do Instituto Gingas, David Bassous, conhecido como Mestre Bujão.

A instituição desenvolve o projeto Din Down Down: Construindo Laços com a Família, que tem como objetivo fortalecer os laços familiares e promover a inclusão social de crianças e adolescentes com deficiência matriculados nas redes públicas de ensino de Niterói, Saquarema e Cachoeiras de Macacu. O projeto oferece oficinas integradas de capoeira e música, reuniões de formação, rodas de conversa e outras atividades para pais, responsáveis e estudantes, visando construir uma comunidade mais justa e inclusiva.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!