Nota 0
'Sauna de aula': aluno leva ventilador para escola em Niterói
Sem ar-condicionado, estudantes enfrentam dificuldades

Alunos da escola estadual Liceu Nilo Peçanha, no Centro de Niterói, estão sofrendo com a onda de calor que atinge a cidade, já que não têm ar-condicionado dentro das salas de aula. Conforme denúncias recebidas pelo ENFOCO, um estudante levou o próprio ventilador de casa para tentar se refrescar na última terça-feira (18).
A situação ocorre em meio ao calorão que atinge a capital do Rio e as cidades da Região Metropolitana. Na última segunda-feira (17), inclusive, Niterói foi considerada a cidade mais quente do país, registrando 42,2°C.
"Um calor desses insuportável, os alunos da turma do Liceu Nilo Peçanha estão tendo que estudar sem ar, uma sala muito quente, janelas abertas e ventilador que não dá vasão. É uma condição insuportável tanto para os alunos quanto para os professores. A sensação térmica está alta demais’’, diz a denúncia anônima.
Ainda segundo as queixas, os alunos estão passando mal devido ao calor e não podem recorrer ao ventilador das salas de aula, visto que os aparelhos demandam energia e, eventualmente chegam a pegar fogo:
‘’A rede elétrica lá não suporta, as vezes o ventilador pega fogo. O colégio não pode reformar porque é tombado como patrimônio histórico, depende de liberação para reforma, até acontecer um acidente’’, informa.
Problema antigo
Em março do ano passado, os próprios estudantes se manifestaram, por meio de um vídeo, para denunciar irregularidades na estrutura da escola. Na ocasião, a falta de ar-condicionado já era uma realidade dos alunos.
A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc), respondeu à época, que ‘’os aparelhos de ar-condicionado estão instalados e em funcionamento, porém, em virtude de uma necessidade de aumento de carga e adequação elétrica (processo já em andamento), parte dos aparelhos não está sendo ligada’’.
O órgão informou ainda que uma obra de instalação estava prevista para a unidade de ensino, no entanto, quase um ano depois, os alunos continuam chamando atenção para o mesmo problema.
O que diz a Seeduc?
Questionada nesta quarta-feira (19), a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) informou que está ‘’trabalhando e investindo na climatização de todas as escolas’’.
‘’A Secretaria de Educação reconhece a importância de garantir um ambiente escolar adequado para os estudantes e que as altas temperaturas que temos enfrentado no estado podem impactar o bem-estar dos alunos. Portanto, a Secretaria de Educação segue trabalhando e investindo na climatização de todas as escolas’’, diz em nota.
A Seeduc informou ainda que, o processo para readequação elétrica no Liceu Nilo Peçanha está em andamento e o projeto técnico deve ficar pronto ainda esta semana.
‘’Na unidade citada, há um processo em andamento para a readequação elétrica, e o projeto técnico contratado deve ficar pronto ainda esta semana, para aprovação. Por ser um prédio antigo e tombado, todo esse trâmite é fundamental e necessário. Assim que esta etapa for concluída, será possível iniciar a intervenção na escola’’, informa.
O órgão definiu algumas diretrizes que devem ser cumpridas pelos gestores escolares nas unidades, visando o bem-estar dos alunos e dos profissionais de educação. São elas:
1 – Incentivar o consumo de líquidos, especialmente água, pelos alunos e orientar o preparo de alimentos mais leves para a merenda escolar;
2 – Não realizar atividades ao ar livre ou na área externa;
3 – As unidades escolares com inoperância de seus sistemas de climatização estão autorizadas a reduzir a carga horária presencial em até 50% no mês de fevereiro/2025, e/ou prover rodízio de turmas nas salas de aula refrigeradas;
4 – As escolas que reduzirem a carga horária deverão prover, preferencialmente, o conteúdo pedagógico por meio de recursos tecnológicos.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!