NitBike
Sucesso de bicicletas públicas em Niterói alerta para conscientização
Bom uso é essencial para manter o programa funcionando

Sucesso de mobilidade urbana, desde a sua implantação, com média de 60 manutenções de bicicletas por dia, o sistema NitBike enfrenta desafios constantes. Atualmente, Niterói, na Região Metropolitana do Rio, conta com 600 'roxinhas' para adultos e 32 para crianças distribuídas em 50 estações ao redor da cidade, e o objetivo é aumentar ainda mais esse número.
Alcançando até 7 mil viagens em dias de pico, de acordo com o programa Niterói de Bicicleta, isso equivale a mais de 10 viagens por bike diariamente, o que coloca o sistema sob uma pressão constante de desgaste, revelando a importância da responsabilidade coletiva sobre o bom uso.
Problemas como aro empenado, peças danificadas e ajustes nas marchas são comuns, e é justamente aí que entra o trabalho da equipe de manutenção.
“Temos uma média de 60 bicicletas que precisam de manutenção todos os dias... Isso inclui ajustes de raios, manutenções de peças básicas, como passadores de marcha... [os problemas] podem ser causados tanto por desgaste natural quanto por mau uso”, explica Filipe Simões, gestor do programa Niterói de Bicicleta.
Onde encontrar?
As estações de bikes estão localizadas nas regiões mais movimentadas da cidade: Centro, São Domingos, Ingá, Icaraí, Boa Viagem, Gragoatá, Ponta d'Areia, São Lourenço, Santana, Barreto, Engenhoca e Fonseca.

O sistema de bicicletas públicas de Niterói já apresenta números impressionantes: mais de 1,5 milhão de viagens de adultos e crianças desde o seu lançamento em julho de 2024, de acordo com a prefeitura, com uma utilização muito superior a outros sistemas no Brasil. O NitBike já ultrapassou a marca de 120 mil usuários cadastrados no período.
É importante destacar que a manutenção não gera custos ao município. Todos os reparos são feitos pela empresa Serttel, que é a responsável pelo sistema. A Prefeitura de Niterói, apesar de ter patrocinado a implantação do sistema, não arca com os custos da manutenção diária.
É um serviço que está à disposição de todos. Mas jamais carregue outra pessoa em cima da bicicleta, que é individual. Jamais empine a bicicleta ou force alguma parte para além do que ela foi projetada a fazer. Tome cuidado na retirada, na devolução
Como solicitar a manutenção?
Ao encontrar uma bicicleta quebrada ou com qualquer outro tipo de problema, é recomendado que o usuário notifique no aplicativo, sendo esta uma forma de acelerar o processo de manutenção.
"O custo do mau uso não é só financeiro [para a empresa], mas sim o impacto que isso tem para o próximo usuário que vai pegar aquela bicicleta”, lembra o gestor do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões.
Mecânico volante

Uma das novidades mais recentes para melhorar a eficiência do NitBike é a contratação de um mecânico volante. Desde o final de junho, um mecânico circula pelas estações de motocicleta, realizando ajustes rápidos em bicicletas que necessitam de correções imediatas.
"Às vezes um ajuste de freio, uma regulagem de marcha, qualquer coisa que a bicicleta não precise ir até o galpão da empresa para passar pela manutenção completa, o que melhora a experiência do usuário", explica Filipe.
Esse tipo de manutenção preventiva ajuda a manter o sistema funcionando sem interrupções e diminui o tempo de inatividade das bicicletas. A estratégia tem se mostrado eficaz, já que a demanda por manutenção é constante.
"É importante dizer que o número de bicicletas que estão em circulação ele nunca cai. Existe uma multa automática que a empresa precisa pagar se ela diminuir o número de bicicletas operando abaixo do valor contratual", garante Filipe Simões.
De graça
Apesar de ser um sistema gratuito, o vandalismo no NitBike tem sido surpreendentemente baixo em Niterói. Isso ocorre, segundo especialistas, porque os sistemas gratuitos geralmente são mais conservados pelos usuários, já que as pessoas se sentem responsáveis por eles.
Filipe Simões reforça: “Isso é fora do contrassenso, né? Às vezes as pessoas acham que o fato de ser gratuita atrapalharia mais... acaba sendo até um preconceito de classe. Mas é o contrário".
No entanto, ainda existem problemas de mau uso.
O principal problema encontrado são pessoas que carregam outro usuário na bicicleta, o que pode comprometer a segurança e danificar as bicicletas.
“Carregar outra pessoa na bike não configura vandalismo, mas sim um mau uso. Isso acaba prejudicando o próximo usuário, que pode pegar a bicicleta danificada”, alerta Filipe.

Orientações aos usuários
Para que o sistema continue funcionando da melhor maneira possível, é essencial que os usuários também façam a sua parte. Filipe Simões destaca algumas orientações fundamentais para o uso correto das bicicletas:
> Não carregar outra pessoa na bicicleta: A bicicleta é de uso individual e não deve ser utilizada para transportar mais de uma pessoa.
> Não empinar a bicicleta: Isso pode danificar a estrutura da bike e afetar a segurança do usuário.
> Tomar cuidado na retirada e devolução da bicicleta: Uma retirada brusca ou mal feita pode danificar a bicicleta e prejudicar o próximo usuário.
> Notificar problemas pelo aplicativo: Caso encontre uma bicicleta quebrada ou com defeito, é importante comunicar imediatamente. Isso acelera o processo de manutenção e garante que o sistema continue a funcionar bem para todos.


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