Icaraí
Vídeo: pinguim é resgatado em praia na Zona Sul de Niterói
Animal vai passar por avaliação de veterinários
Um pinguim foi encontrado e resgatado na areia da Praia de Icaraí, na Zona Sul de Niterói, na noite desta quarta-feira (23). O animal foi visto por frequentadores na altura da reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF), que acionaram a central 153 do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).
O resgate foi realizado por agentes especialmente treinados, que encaminharam o pinguim ao Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, responsável pela reabilitação dessas aves até que estejam prontas para retornar à natureza.
“Ao encontrar um pinguim, o ideal é isolar a área e manter distância. Não se deve tentar devolvê-lo ao mar, molhá-lo, colocá-lo no gelo ou alimentá-lo. Se ele saiu da água, é porque está muito cansado ou desnutrido e acaba encalhando em áreas costeiras como Niterói. É fundamental acionar o socorro para garantir o atendimento adequado com pessoal capacitado”, explicou o guarda ambiental Felipe Sieczko.
A recomendação da Coordenadoria de Meio Ambiente é acionar o Cisp pelo telefone 153. Os agentes ambientais são capacitados para realizar o resgate de forma segura. Após o atendimento inicial, o animal é encaminhado para reabilitação no Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos.
Esse foi o segundo pinguim resgatado, nesta semana, pela Prefeitura de Niterói. Na segunda-feira (21), os agentes especializados recolheram uma ave na praia de Camboinhas e encaminharam para o Projeto.
Resgate especializado
A Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói atua com um protocolo específico para cada tipo de ocorrência envolvendo animais silvestres. Após o chamado, a equipe realiza a captura e avalia as condições físicas do animal. Quando não há ferimentos, ele é reintegrado à natureza. No caso dos pinguins, o protocolo prevê o encaminhamento ao projeto de monitoramento.
Já os animais que apresentam ferimentos são levados para instituições parceiras, como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Vargem Pequena, o Centro de Atendimento de Animais Marinhos, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica, ou o Instituto Vital Brazil, no caso de cobras venenosas.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!