Logo Enfoco


    Incidente

    Susto envolvendo professor em elevador gera revolta na UFF

    Comunidade acadêmica alega que equipamento despencou

    Publicado 12/07/2024 às 13:34 | Atualizado em 12/07/2024 às 14:00 | Autor: Gabriel Villa Nova
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Elevador foi interditado e alunos acessam às salas de aula nos andares superiores pelas escadas
    Elevador foi interditado e alunos acessam às salas de aula nos andares superiores pelas escadas |  Foto: via Grupo Enfoco

    Um elevador despencou do quinto ao segundo andar, no Bloco C, da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campus Gragoatá, em Niterói, e dentro dele estava o professor André Dias. O caso foi na última segunda-feira (8). Apesar do susto, o docente está bem.

    A UFF nega que tenha ocorrido queda com o equipamento. Por meio de nota, frisa que foi constatado apenas que as portas do elevador não estavam fechando corretamente. Veja o posicionamento no final da matéria.

    O episódio traumático chocou alunos e coordenadores do Instituto de Letras, que encaminharam um ofício à Reitoria, assinado por Adalberto Müller Junior, chefe do Departamento de Ciências da Linguagem, além de demais representantes.

    "Após encerrar seus trabalhos, o docente entrou no único elevador em operação, no quinto andar do Bloco C, para dirigir-se ao térreo. Nesse momento, o elevador "despencou" [...] Foi uma situação extremamente perigosa, ocorrida em um contexto de muita degradação física do Instituto de Letras. Felizmente o professor está bem, apesar da gravidade da situação", diz o ofício.

    Equipamento interditado

    Por conta do incidente com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFF, André Dias, o elevador foi interditado e os alunos estão acessando às salas de aula nos andares superiores pelas escadas. Não foi informado, no entanto, o prazo para regularização do equipamento.

    Além disso, as chefias departamentais consideraram o caso como inadmissível e afirmaram que os elevadores apresentam problemas constantemente.

    “Gostaríamos de tornar esse fato público, com o objetivo de alertar os professores, os estudantes, os técnicos e os demais membros da comunidade acadêmica quanto aos potenciais riscos no uso dos elevadores dos Blocos B e C, que frequentemente apresentam problemas no seu funcionamento”, enfatiza o ofício.

    Por fim, os docentes afirmaram que irão cobrar medidas urgentes e efetivas para a solução definitiva dos problemas que afetam diretamente o bom funcionamento da unidade de ensino.

    Denúncias alertam sobre degradação física do Instituto de Letras
    Denúncias alertam sobre degradação física do Instituto de Letras |  Foto: Péricles Cutrim

    Degradação

    Uma aluna que estuda no Bloco C e que não quis ser identificada, denunciou ao ENFOCO o estado de degradação do campus. Ela também pontuou que os problemas na unidade são frequentes.

    “É só você reparar como está isso. Alguns blocos caindo aos pedaços, salas de aula sujas, cadeiras e mesas quebradas, os elevadores ruins. Felizmente nesse caso, o professor não se feriu gravemente. Mas imagina se o elevador cai e bate no chão? Ele poderia ter morrido. Assim como esse elevador, outros de outros blocos podem estar na mesma situação ou até pior”, contou a estudante.

    Pane

    Um funcionário que estava no Bloco C, nesta sexta-feira (12), contou que estava no momento da situação e afirmou que não foi exatamente assim.

    “Eu estava aqui no momento em que ele ficou preso. Realmente deu uma pane no elevador, mas acho que com o desespero dele, fazendo força, acabou despencando. Mas não chegou a bater no chão, nem nada. Ele está bem, saiu daqui tranquilo e já está dando aula normalmente”, disse.

    Questionada, a UFF lamentou os transtornos e disse que está tomando as providências necessárias.

    "Informamos que não houve nenhuma queda com o elevador. Após as vistorias realizadas pela SOMA (Superintendência de Operações e Manutenção), constatou-se que as portas do elevador não estavam fechando corretamente. Quando isso ocorre, o elevador ativa uma trava de segurança para garantir a proteção dos usuários. Lamentamos pelo transtorno causado ao professor e estamos tomando as medidas cabíveis para solucionar a situação e normalizar o funcionamento do elevador no prédio", finalizou.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Gerente de posto de combustíveis é presa em São Gonçalo

    Próximo artigo
    >

    Caso João Pedro: OAB-RJ levará absolvição dos policiais ao STF

    Relacionados em Niterói