No topo
Veja os nomes mais escolhidos de crianças nascidas em Niterói
O ranking foi divulgado pelos cartórios da cidade
Helena Vairo de Pinho, de 9 meses, foi uma dos 151 bebês nascidos em Niterói e cujo o nome liderou o ranking nos cartórios da cidade em 2024. Entre os meninos, Theo foi o grande escolhido, que ficou em segundo lugar com 141 registros, mostrando a preferência por nomes curtos e modernos.
Segundo os cartórios, depois de quatro anos com nomes masculinos no topo, um nome feminino volta a liderar o ranking em Niterói. Desde Maria Eduarda, em 2019, nenhum outro nome feminino havia alcançado esse destaque. Helena se tornou uma escolha popular não só na cidade, mas também em todo o Brasil, carregando uma tradição que remonta à década de 1950.
A lista também revelou outras tendências entre os nomes femininos. Logo após Helena, vem Maite, com 102 registros, e Laura, com 98. Entre os meninos, além de Theo, aparecem Miguel (138 registros) e Arthur (131). A busca por nomes simples, de fácil pronúncia e com um toque de globalização é cada vez mais evidente, influenciada tanto por personalidades da mídia quanto por referências bíblicas e culturais.
História curiosa
A mãe da pequena Helena Vairo, Amanda Vairo, de 33 anos, explicou o porquê ela e o marido Luiz Carlos de Pinho, escolheram o nome da menina, que nasceu no Complexo Hospitalar de Niterói, no Centro, em 25 de março de 2024.
Foi o destino. Nos apaixonamos pelo nome.
Apesar de morarem em Teresópolis há seis anos, Amanda e Luiz fizeram questão de que a filha nascesse na cidade natal de ambos, perto da família e com a estrutura hospitalar que confiavam.
A escolha do nome, no entanto, veio com uma história curiosa. Amanda conta que, meses antes de sequer planejar engravidar, foi surpreendida por uma senhora em seu trabalho.
Ela me perguntou se eu era mãe. Eu disse que não, e ela respondeu: 'Uma menina, Elena, sem H.' Aquilo ficou na minha cabeça. Quando descobri a gravidez, já sabia que seria Helena, só coloquei o H porque acho mais bonito
A conexão com o nome foi tão forte que o casal nem considerou outras opções, apesar de terem cogitado Luiza, em homenagem ao pai.
Fatores para a escolha
O levantamento feito pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/RJ) destaca a influência de fatores culturais, midiáticos e religiosos nas escolhas dos nomes.
"O ranking dos nomes mais registrados no ano é um dos mais aguardados, já que dizem muito sobre os gostos individuais dos fluminenses, as influências culturais, midiáticas e religiosas, que acabam impactando diretamente nas escolhas das famílias", comenta Humberto da Costa, representante da Anoreg.
Ranking completo
1. Helena - 151 registros
2. Theo - 141 registros
3. Miguel - 138 registros
4. Arthur - 131 registros
5. Ravi - 126 registros
6. Heitor - 125 registros
7. Noah - 115 registros
8. Maite - 102 registros
9. Gael - 101 registros
10. Bernardo - 99 registros
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!