Avanços
VLT em Niterói avança; saiba quais serão as estações
Autorização para financiamento foi dada nesta quarta

A cidade de Niterói deu um passo decisivo para modernizar seu transporte público: a Prefeitura firmou parceria com o Governo Federal que garante o financiamento de R$ 450 milhões para a construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O anúncio foi feito após reunião entre o prefeito Rodrigo Neves e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta quarta-feira (27), em Brasília.
“O ministro acabou de assinar a autorização do financiamento do VLT de Niterói, que foi aprovado no PAC. Esse projeto vai tornar a mobilidade mais sustentável, com menos trânsito e mais qualidade de vida para o cidadão de Niterói”, destacou Rodrigo Neves.

O projeto prevê uma linha de cerca de 5 quilômetros, ligando o Barreto ao Centro, com dez estações, contemplando os bairros do Barreto, Engenhoca, Santana, São Lourenço e Centro. O financiamento federal garante R$ 450 milhões para o projeto. A iniciativa promete transformar o transporte urbano local.
“Vai trazer muita tranquilidade para os trabalhadores e oferecer um transporte de primeiro mundo, com qualidade, dignidade e segurança”, ressaltou Haddad.
A rede começou a ser estudada e planejada na gestão anterior do Prefeito e, com a aprovação do financiamento federal, Niterói se consagra na vanguarda da realização de projetos de mobilidade urbana sustentável no Brasil. A implantação do VLT permitirá reestruturação urbana, novos trajetos para pedestres e a redução do tráfego de veículos, promovendo mais eficiência e qualidade de vida na região.
“O VLT sairá do Barreto e vai levar mais qualidade de vida para a Zona Norte de Niterói e para os trabalhadores da região. Ao mesmo tempo, vamos ter uma estação de integração e reduzir a quantidade de ônibus que vem de cidades vizinhas e entram em Niterói. A idéia é que moradores de outras cidades como São Gonçalo, Maricá e Itaboraí também utilizem o VLT para chegar ao Centro de Niterói. Estamos muito felizes com essa conquista”, concluiu o prefeito Rodrigo Neves.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!