Hospital

Número de atendimentos a acidentes aumenta 40% em 2022

De janeiro a abril, 1921 ocorrências foram registradas no HEAT

Comparação foi realizada com o mesmo período do ano passado.
Comparação foi realizada com o mesmo período do ano passado. |  Foto: Marcelo Tavares
 

O número de atendimentos a acidente provenientes de eventos com colisão entre veículos, queda de moto, capotamento ou atropelamento no Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), no Colubandê, em São Gonçalo, aumentou nos primeiros meses deste ano em comparação a 2021.

De acordo com o HEAT, 1921 atendimentos a acidentes foram registrados até abril deste ano. O número é 40% maior do que no mesmo período do ano passado quando 1324 ocorrências foram registradas. Segundo os medicos da unidade, o consumo de álcool antes de pegar no volante e o uso do celular estão entre as causas dos acidentes.

Devido ao crescimento do número de ocorrências em sua emergência, o HEAT comunicou que aderiu à mobilização do Maio Amarelo, campanha que tem como objetivo chamar a atenção sobre o respeito e a responsabilidade no trânsito. A intenção do movimento internacional, que está no oitavo ano, é conscientizar para a redução de acidentes. 

"Temos que frear estes números. São acidentes que podem ser evitados. Diariamente homens, mulheres, jovens, idosos e crianças entram nas emergências com diversas contusões, lesões ou ferimentos em várias partes do corpo, que demandam cuidados especializados, além de exames de imagens e intervenções cirúrgicas. Muitos saem bem, outros com graves sequelas, mas alguns não sobrevivem", explica o médico Marcelo Pessoa, coordenador do Centro de Trauma do hospital.

Hospital e Bombeiros possuem uma ligação direta sobre os acidentes.
Hospital e Bombeiros possuem uma ligação direta sobre os acidentes. |  Foto: Divulgação Heat
 

O coordenador garante ainda que o respeito às principais regras de trânsito, como não utilizar o celular, não fazer ultrapassagem perigosa e misturar bebida e direção, ajudariam a diminuir significativamente o número de ocorrências.

"Os acidentes de trânsito são a quarta causa de mortes no país", complementou. 

O alto índice de acidentes de trânsito também impacta no banco de sangue do hospital. Somente em 2021, foram necessárias 6.749 bolsas de sangue para suprir a necessidade de transfusão no atendimento aos pacientes. Esse quadro se agrava ainda mais durante os feriados prolongados e nos finais de semana, apontou a direção do hospital. 

O crescimento de casos de acidente de trânsito aumentou o número de atendimentos no ambulatório de pós operatório. No ano passado, foram cerca de três mil consultas e procedimentos nos quatro primeiros meses. Neste ano, o número saltou para cerca de cinco mil. Segundoa  direção, a maioria dos atendimentos é para ortopedia e neurocirurgia.

< Clínicas que prometiam emagrecimento são fechadas no Rio Veja tudo o que precisa saber para dormir bem informado <