Operação

Clínicas que prometiam emagrecimento são fechadas no Rio

Duas responsáveis foram presas

Diversos medicamentos foram apreendidos.
Diversos medicamentos foram apreendidos. |  Foto: PCERJ
 

Duas mulheres foram presas e quatro clínicas de estética de Madureira, na Zona Norte do Rio, foram fechadas nesta terça-feira (17), em ação realizada pela Delegacia do Consumidor (Decon) com a Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RJ).

Segundo a Polícia Civil, a operação teve como objetivo fiscalizar estabelecimentos que realizam procedimentos estéticos fora das regulamentações da Agência Vigilância Sanitária (Anvisa) e para apurar crimes contra as relações de consumo e saúde pública.

A Civil ainda informou que encontrou uma grande quantidade de produtos fora da validade. Em uma das clínicas, as equipes apreenderam medicamentos proibidos da Anvisa desde 2002. Ainda de acordo com as investigações, esses produtos são indicados para tratar e prevenir embolia gordurosa, mas que de forma não comprovada, são usados irregularmente para reduzir gorduras localizadas e tratamentos estéticos.

Em uma outra clínica, os policiais encontraram uma câmara de bronzeamento artificial também proibida pela Anvisa. 

As mulheres foram presas pela prática de crimes contra as relações de consumo e contra saúde pública.

< Árvore cai em cima de imóvel e causa pânico em moradores de Niterói Número de atendimentos a acidentes aumenta 40% em 2022 <