Cidades

Ondas de até 3 metros em Niterói entre esta segunda e terça

O banho de mar neste período deve ser evitado, assim como permanecer em mirantes ou locais próximos da água. Foto: Arquivo/Vitor Soares

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói informa que a Marinha do Brasil emitiu um alerta de aviso de ressaca nesta segunda-feira (19). Pela previsão, a ressaca deve acontecer entre 15h desta segunda e 21h desta terça-feira (20), com ondas que podem variar de 2,5m a 3m.

A Secretaria alerta que o banho de mar neste período deve ser evitado, assim como permanecer em mirantes ou locais próximos da água.

Os pescadores também devem evitar navegar durante esse período e ciclistas precisam observar se as ondas estão atingindo os calçadões e não trafegar na orla enquanto durar a ressaca. Em caso de acidentes no mar, é necessário acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros.

Combate aos danos

A pasta se reuniu na última quinta-feira (15), com representantes das concessionárias Águas de Niterói, ENEL e Naturgy,  e representantes da Ecoponte, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro para apresentar uma proposta de criação de Gabinete de Gestão Integrada de Proteção e Defesa Civil.

O objetivo é agilizar o processo de respostas para minimizar danos em casos de incidentes ou desastres de médio e grande porte, especialmente de caráter geológico e hidrológico, que possam ocorrer em função do relevo do município.

De acordo com o secretário Walace Medeiros, a sugestão seria a integração entre as principais forças e representantes dos órgãos locais.

“Primeiramente, analisei os órgãos que poderiam somar nessa articulação com a União e o Estado, como Exército, Marinha, Corpo de Bombeiros e as concessionárias que atuam na cidade, que já interagem em conjunto com a prefeitura”, destacou o secretário.

Ricardo Macedo, coronel do Corpo de Bombeiros, apontou que, "apesar de a Defesa Civil de Niterói ter uma excelente estrutura, juntamente com os demais órgãos municipais que compõem o Sistema de Proteção e Defesa Civil de Niterói, o Estado e a União precisam ter a capacidade de apoiar e fortalecer o sistema através de recursos e ações específicas de suas respectivas organizações". O coronel ressaltou que atender a população da melhor forma é o maior objetivo e, por isso, a importância de somar forças dos três poderes.

O diretor do Centro de Hidrografia da Marinha, o comandante Marcelo Reis, destacou que as competências da sua unidade em Niterói, como mapeamento e verificação de previsões ambientais e oceanográficas, podem contribuir de forma efetiva com o Gabinete de Gestão Integrada, facilitando o acesso a cada um dos órgãos envolvidos às informações.

"Niterói é a primeira cidade do Rio de Janeiro a ter essa iniciativa, que só trará benefícios à população", destacou o coordenador da Regional Metropolitana da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel bombeiro militar Mozart, sobre a implantação de uma gestão integrada de proteção.

Durante a reunião, o tenente-coronel Walfrido, representante do Exército, enfatizou a relevância do apoio da Marinha e do Exército à gestão integrada pelo histórico e perfil de apoio à população em grandes catástrofes.

A integração faz parte do que prevê a Política Municipal de Defesa Civil, sancionada em 2020, que coloca a Secretaria na coordenação do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil que deve agregar os recursos das áreas pública e privada. Além disso, essa é uma das metas propostas para os primeiros 100 dias da atual gestão.

< Covid-19: alívio para motorista de app e mais três pacientes recuperados em SG Clubes, jogadores e até príncipe; veja quem se manifestou contra a Superliga <