Cidades
Orla de Itaipuaçu recebe obra de proteção à vegetação nativa
Água cristalina e uma área extensa de vegetação fazem parte da beleza da Praia de Itaipuaçu, em Maricá. Para deixar o local ainda mais atraente, a prefeitura está fazendo uma obra de proteção da vegetação natural.
As intervenções começaram na altura da Avenida Nove e tem o objetivo de impedir a passagem de pedestres, como forma de prevenir que aconteça a degradação do ecossistema local.
"Eu sempre gosto de ficar na varanda da minha casa olhando para o mar, de lá eu sempre vejo banhistas passando por cima da vegetação, isso é muito ruim porque acaba matando as plantas", disse a moradora Ângela Patrício, de 56 anos.
Mesmo com o local sendo isolado, animais ainda têm livre acesso à vegetação, já os banhistas e moradores vão contar com um toque artístico, pois o isolamento está sendo feito com trabalho paisagístico para proteger e decorar a vegetação.
"Aqui já é um belíssimo lugar para caminhar, mergulhar, para viver, muito tranquilo e bonito e com essa obra vai ficar ainda melhor", comemora a moradora Daiana Dias, de 36 anos.
Obras inacabadas
Apesar das obras na orla de Itaipuaçu, trechos da Avenida Beira Mar ainda permanecem sem asfalto e outros ainda estão sem qualquer sinalização, podendo resultar em acidentes.
"Quando chove, a água acaba com partes de algumas ruas transversais", contou o morador Carlos Almeida, de 45 anos.
A Prefeitura de Maricá ainda não esclareceu o cronograma das obras e o andamento das próximas etapas.
De acordo com a administração do município, no total, são quase R$ 140 milhões em investimentos para urbanização de toda a orla de Itaipuaçu, que conta com oito quilômetros de extensão na Avenida Litorânea, mais oito quilômetros na Rua 37, além de 153 ruas transversais, com cerca de 150 metros cada uma. A via principal terá cerca de 8 metros de largura, sendo o calçadão com 4,5 metros e uma ciclovia (esta com 2,30 metros de largura), além da iluminação.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!