História

Ossada humana é encontrada em escavação de obras em Niterói

Ossos em maternidade podem ser de séculos passados, diz Iphan

Os ossos foram encontrados nas obras de reforma da Maternidade Alzira Reis
Os ossos foram encontrados nas obras de reforma da Maternidade Alzira Reis |  Foto: Arquivo - Enfoco
 

Foi encontrada mais uma ossada durante as obras de reforma de ampliação de uma unidade pública de saúde em Niterói. Dessa vez, foram achados ossos humanos nas obras da Maternidade Municipal Alzira Reis, que fica localizada no bairro de Charitas, Zona Sul da cidade. 

Leia + Ossada e louças são achadas em obra de reforma de posto de saúde

Leia + Iphan critica perícia policial em ossada em Niterói antes do órgão

A Prefeitura de Niterói informou através de nota que solicitou um arqueólogo para vistoria do local e ainda chamou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para levar a ossada para análise. 

O Iphan informou que é possível que os ossos sejam de pessoas que morreram de febre amarela entre os séculos XIX e XX, uma vez que a área era usada para acolhimento de pessoas que chegavam ao Rio de Janeiro com os principais sintomas da doença.

"Em 1850, o Lazareto/Hospital de Jurujuba já estava funcionando em caráter urgente e precário em função das necessidades desencadeadas pela epidemia de febre amarela de 1949/1950. Durante quase 60 anos, a doença assombrou o Rio de Janeiro, especialmente nos meses de verão", esclareceu o órgão em nota. 

A Prefeitura de Niterói informou ainda que os atendimentos na Maternidade Alzira Reis foram transferidos para o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) para dar continuidade às obras, que precisaram ser paralisadas. 

< Grávida, Mirella bate a barriga após show e corre para hospital Escolinha que formou Vini Jr, em SG, manda mensagem de apoio <