Vacinação

Pais celebram vacina para crianças de 3 e 4 anos em Niterói

Município começou a aplicar a primeira dose para essas idades

A imunização é feita com a vacina Coronavac
A imunização é feita com a vacina Coronavac |  Foto: Marcelo Eugênio
 

No primeiro dia de vacinação contra Covid-19 para crianças de 3 e 4 anos em Niterói, muitos pais já correram com seus pequenos para as filas para aplicar a primeira dose. A imunização é feita com a vacina Coronavac, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e está disponível nas Policlínicas, Unidades Básicas e Médico de Família, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A servidora pública Bárbara Chagas, de 39 anos, era uma das pessoas que não via a hora de conseguir vacinar sua filha. Ela, o esposo e a filha Sofia, de 4 anos, contraíram a Covid e, mesmo com sintomas leves, estavam preocupados com a doença.

“Trouxemos ela hoje para tomar a vacina já nesse primeiro dia, pois estávamos esperando por esse momento. Foi um alívio ver ela recebendo a vacina. A gente teve a doença e a maior preocupação até então era ela não ter tomado essa vacina”, contou ela.

A servidora pública Bárbara Chagas levou a filha Sofia, de 4 anos
A servidora pública Bárbara Chagas levou a filha Sofia, de 4 anos |  Foto: Marcelo Eugênio


A pequena Sofia chorou um pouco ao receber o imunizante, mas na saída da unidade da Policlínica Dr. João da Silva Vizella, no Barreto, ela já estava comemorando o fato de estar protegida.

A doméstica Ana Beatriz Pereira, de 27 anos, levou sua filha Helena, também de 4 anos, na Policlínica Sérgio Arouca, localizada no Vital Brasil. Ela conta que, como a menina já está na escola, ela não via a hora de imunizar a filha.

“Ela não teve Covid, graças a Deus, mas já está na escola e eu estava preocupada por isso. Ela tem contato com outras crianças e podia pegar a doença. Agora que ela está protegida, me sinto aliviada. Eu só estou preocupada que ela tenha reação, como eu tive na minha primeira dose, mas já me sinto aliviada de ela estar protegida”, afirmou.

A doméstica Ana Beatriz Pereira, de 27 anos, levou sua filha Helena
A doméstica Ana Beatriz Pereira, de 27 anos, levou sua filha Helena |  Foto: Marcelo Eugênio
Os pais que desejam levar seus filhos para tomar o imunizante, devem ir aos pontos de vacinação munidos de um documento de identificação da criança e a carteira de vacinação dela. A segunda dose ocorrerá 28 dias depois da primeira dose.

O prefeito Axel Grael (PDT) falou sobre a importância do imunizante. “Sabemos da importância de seguir com a ampliação da vacinação em Niterói e é fundamental que os responsáveis levem a criançada para receber a imunização para prevenir complicações da Covid-19. Vacinas salvam vidas!”, afirmou o prefeito de Niterói. 

São Gonçalo


A Prefeitura de São Gonçalo informou que vai começar a vacinar todas as crianças com mais de 4 anos nesta sexta-feira (22) em 55 pontos de vacinação, que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h. 

Maricá


A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, informou que iniciou, nesta quinta-feira (21), a vacinação das crianças de 4 anos contra a Covid-19 nas Unidades de Saúde da Família (USF) Central, Barroco, Bambuí e Inoã II, das 9h às 16h. O calendário para essa faixa etária segue até a próxima quarta-feira (27).

A partir da quinta-feira (28), o município inicia a vacinação das crianças de 3 anos, até o dia 3 de agosto. Para se vacinar, o responsável legal deve apresentar a caderneta de vacinação, além de um documento de identidade ou certidão de nascimento da criança. 

< PM é baleado após abordagem a motociclista na Zona Oeste Apontado como 'Matador de Policiais' é preso em operação no Alemão <