Logo Enfoco


    Inclusão na Educação

    Pais e professores protestam contra falta de profissionais de apoio

    Há alunos com necessidades especiais sem estudar

    Publicado 20/03/2022 às 14:09 | Autor: Manuela Carvalho e Saulo Junior
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    As unidades de ensino não possuem profissionais especializados para atender as demandas.
    As unidades de ensino não possuem profissionais especializados para atender as demandas. |  Foto: Marcelo Eugênio

    Familiares e professores da rede municipal de Niterói prostestaram na manhã deste domingo (20), na Praia de Icaraí, contra a falta de profissionais de apoio nas escolas. A manifestação contou com cerca de 300 pessoas, que caminharam pela Avenida Jornalista Alberto Torres com faixas e cartazes.

    De acordo com relatos, as unidades de ensino não possuem profissionais especializados para atender às demandas de alunos com necessidades especiais, fazendo com que essas crianças, em alguns casos, não consigam estudar. Carla Roseira é professora da Unidade Municipal de Educação Infantil Geraldo Bezerra de Menezes, no bairro Viradouro, e segue indgnada com o descaso que a unidade sofre.

    "Nós estamos com poucos professores de apoio, tendo que nos dividir em várias turmas. Algumas vezes crianças têm que ir embora, também existem as que ficam na parte da tarde sem professores. O número de professores de apoio é insuficiente para o número de professores que temos'', relatou.

    Algumas das crianças estão precisando fazer rodízio, de acordo com os responsáveis, perdendo dias de aula, por culpa do déficit de professores. Eleonora Freire, servidora pública, não consegue que a filha estude na rede pública por possuir necessidades especiais.

    Aspas da citação
    Minha filha é deficiente e por isso ela não pode estar na rede pública com essas condições
    Eleonora Freire Mãe de criança portadora de necessidades especiais
    Aspas da citação
      

    Professores da Escola Municipal Maestro Heitor Villa Lobos se reuniram na última quarta (16), para reivindicar a Secretaria de Educação esses mesmos problemas, dentre outras demandas que incluem carência de coordenadores, falta de cozinheiras, déficit de professores de língua portuguesa, entre outros. A ação chegou ser encaminhada para uma reunião fechada, contando com a presença do secretário de educação municipal de Niterói Vinícius Wu. 

    Procurada, a Fundação Municipal de Educação informou que, juntamente com a Secretaria de Educação, irá contratar estagiários para reforçar as necessidades dos professores auxiliares com as crianças que necessitam de atenção especial. 

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Bomba caseira, granada e drogas apreendidas em Maricá

    Próximo artigo
    >

    Cenas de guerra: torcedores de Fla e Vasco se enfrentam. Veja o vídeo

    Relacionados em Cidades