Cidades
Papai Noel anima crianças em hospital de Niterói
“Eu espero ansioso a chegada do Natal para poder ver o Papai Noel e receber presentes”, esse é o relato de I., de apenas 9 anos, portador do vírus HIV, que recebe atendimento ambulatorial no Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT), no Centro. A unidade recebeu, nesta quinta-feira (19), a tradicional confraternização de Natal para crianças e adolescentes que recebem atendimento na enfermaria de Aids.
O hospital da Prefeitura de Niterói é referência no tratamento de crianças com vírus HIV positivo. Diversas atividades animadas voltadas aos pequenos marcaram esta tarde. Pula-pula, vídeo game, brincadeiras no parquinho e um lanche especial.
Além disso, a estrela do dia, o Papai Noel, distribuiu abraços e presentes para a felicidade da garotada, entusiasmada também com a presença de super-heróis fantasiados. Enquanto acompanhava toda a diversão da molecada, a mãe de I., G., de 54 anos, elogiou o trabalho desempenhado pelas equipes do hospital.
“Eu adotei o meu filho quando a mãe biológica dele, que tinha o vírus do HIV, faleceu. Ele tinha 4 anos e como a mãe era soropositiva, resolvi investigar. Fui até o Médico de Família do Caramujo, onde ele fez os exames e recebeu o diagnóstico. Foi encaminhada aqui para o Hospital Carlos Tortelly, onde vem sendo acompanhando no ambulatório, recebendo todo tratamento necessário e hoje vive muito bem”, enalteceu G.
De acordo com o assistente social Antônio Tavares, cerca de 64 crianças recebem acompanhamento ambulatorial no hospital.
“Elas são atendidas por uma equipe formada por médico infecto-pediatra, assistentes sociais, técnicos e enfermeiros”, informa.
Para o diretor do hospital, Ubiratan Moreira Ramos, atividades recreativas proporcionam bem-estar aos pacientes e familiares.
“Esse é um momento de alegria importante para as crianças e adolescentes que frequentam o ambiente hospitalar. A transmissão congênita do HIV pode acontecer durante a gestação, parto ou pelo aleitamento materno. Por isso, o pré-natal deve ser acompanhado de forma segura com o tratamento por antirretrovirais ao ser identificado o vírus na gestante”, afirma.
Em Niterói, pessoas portadoras de HIV/Aids contam com ampla assistência e tratamento. O HMCT é a unidade referência para internação. O local possui uma enfermaria exclusiva com médico infectologista de plantão 24 horas e oferece atendimento ambulatorial para adultos, crianças, adolescentes.
Além de psicólogo, que tem em todos os serviços, o hospital conta com especialidades como assistente social, dentista, fisioterapeuta, dermatologista, proctologista e ginecologista.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!