Cidades
Páscoa: Lojas abrem para venda de chocolate em Niterói
As bombonieres e chocolaterias de Niterói poderão operar com uma série de restrições entre esta sexta-feira (10) até o domingo de Páscoa (12), de acordo com decreto do prefeito Rodrigo Neves (PDT).
A janela foi aberta a pedido do setor, que estava com dificuldade de 'desencalhar' o estoque perecível de ovos e chocolates encomendados antes da pandemia de Covid-19.
As lojas vão poder operar com um balcão na entrada, onde o cliente fará a escolha do produto e o pagamento. O estabelecimento deve posicionar ao menos um funcionário no exterior da loja para manter distanciamento entre os clientes na fila.
De acordo com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) em Niterói, Luiz Vieira, a previsão sem a janela era de que 80% do estoque sobrasse nas prateleiras.
O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Niterói (Sindilojas) também havia solicitado ao prefeito a flexibilização da quarentena. Até então, apenas supermercados e lojas de departamento estavam com as portas abertas para a venda dos produtos de Páscoa.
"Não seria justo deixar os supermercados faturando com chocolates e ovos de Páscoa, e os pequenos lojistas impedidos de funcionar", afirmou o presidente do Sindilojas, Charbel Tauil.
Pescado
A venda de pescado também está ordenada na cidade, para evitar aglomerações. De acordo com a Prefeitura, o Mercado São Pedro pode operar apenas com controle do número de clientes que entram no local. O limite é de cinco pessoas em cada box, mantendo distância mínima de 1,5 metro.
Segundo o diretor da associação, Atílio Guglielmo, todos os 39 boxes de pescado e um de acompanhamentos estão funcionando normalmente. Para que as pessoas possam comprar com mais tranquilidade, os representantes do mercado informaram que adotaram medidas em parceria com a Prefeitura de Niterói e a Vigilância Sanitária, como a entrada de apenas 50 pessoas por vez no local. Os restaurantes do mercado seguem fechados.
Materiais de construção
A pedido da direção de hospitais, as oficinas mecânicas e lojas de materiais de construção poderão abrir entre segunda-feira (13) e o dia 22. Esta é a segunda janela para o setor.
Publicado às 8h.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!