Cidades
Pediatria é redirecionada para Hospital Conde Modesto aos finais de semana
Crianças que precisam ser atendidas no setor pediátrico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Inoã, aos finais de semana, estão sendo redirecionadas para o Hospital Municipal Conde Modesto Leal Junior, em Maricá. É o que alerta a Prefeitura, considerando que não há pediatria em caráter de plantão na UPA.
De acordo com a Prefeitura, a falta de especialistas na área é um dos principais fatores que justificam a ausência no atendimento.
Uma moradora de Inoã, que não quis se identificar, informou que levou a filha de 8 anos na emergência, na manhã desta segunda-feira (19), mas desistiu após a demora no atendimento.
"No final de semana eu tentei trazer ela aqui na emergência, mas não consegui. Não tinha nenhum pediatra. Ela tá com febre desde sábado. Voltei hoje e a fila tá enorme, contei mais de 20 crianças, vou procurar ajuda em outro lugar", finalizou a mãe já saindo da unidade.
O assunto foi levado para planária durante sessão ordinária na Câmara dos Vereadores de Maricá, pelo vereador Ricardinho Netuno (PATRIOTA), que ressaltou os prejuízos da falta de atendimento na emergência pediátrica.
"Semana passada, ficou sábado e domingo sem pediatra, essa semana novamente e o que acontece com a saúde das nossas crianças é uma vergonha. Sem atendimento os pais são obrigados a ocorrer atendimento no Hospital do Centro de Maricá, onde a demanda já é grande", finalizou Ricardinho.
Em nota, a Prefeitura de Maricá ressaltou que não há atendimento apenas de pediatria na UPA aos domingos. Segundo o Executivo, a Secretaria de Saúde, bem como a de inúmeros municípios, enfrenta dificuldades em encontrar profissionais especializados para fazer plantão em pediatria no setor.
Ainda segunda Prefeitura, por conta dessa carência, o atendimento com médicos pediatras nos fins de semana é redirecionado, mas nos demais dias o atendimento pode ser feito na UPA.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!