Cidades

Ponte de Pedra é tombada como patrimônio histórico de Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Ponte de Pedra é tombada como patrimônio histórico de Niterói
|  Foto: Foto: Douglas Macedo/ Ascom Niterói
A Ponte de Pedra foi construída por africanos escravizados. Foto: Douglas Macedo/ Ascom Niterói

A Ponte de Pedra, localizada no Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT), foi tombada como Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico, de natureza material da cidade. As informações foram divulgadas no Diário Oficial do município desta terça-feira (20).

A Ponte de Pedra, localizada na Trilha Colonial, foi construída por africanos escravizados e também foi passagem de indígenas e mercadores no período colonial. Ela foi reformada em dezembro de 2020 por uma equipe de voluntários do PARNIT.

Segundo a prefeitura, o Departamento de Documentação e Defesa dos Bens Culturais da Secretaria Municipal de Cultura procederá ao registro do Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico, ora tombado, no Livro de Tombo das Formas de Expressão. Além disso, o tombamento se estende aos demais elementos de natureza histórica, cultural e arquitetônica presentes no PARNIT, que também deverão ser inventariados e registrados.

Acesso

O acesso à Ponte de Pedra é feito pela Trilha Colonial, uma caminhada que dura 30 minutos e percorre 1,3km. A trilha tem como referência o portão de entrada para o Parque da Cidade, sede do Parnit, localizado na Estrada Nossa Senhora de Lourdes, s/nº, em Charitas, Zona Sul de Niterói.

A Colonial é uma trilha sinalizada considerada fácil, com poucas bifurcações e caminho bem definido.

< PF apreende R$ 190 milhões em desvio de verbas durante a pandemia Recomeço: viúva de Wagner Montes está em novo relacionamento <