Problema antigo

Praça construída em cima de canal desaba na Zona Sul de Niterói

Área foi interditada há três semanas para reparos

Moradores temem por novos acidentes. Prefeitura faz reparos no local.
Moradores temem por novos acidentes. Prefeitura faz reparos no local. |  Foto: Marcelo Eugênio
  

A praça Dom Carlos Alberto Navarro, construída em cima do canal Ary Parreiras, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, desabou na madrugada do último sábado (19), assustando moradores próximos. A área de lazer foi alvo de denúncias por conta do aparecimento de rachaduras e acabou interditada pela Prefeitura de Niterói há três semanas. 

Segundo André Marinho, porteiro de um prédio vizinho, a preocupação é que possa haver buracos ainda maiores com a possibilidade de causar ainda mais estragos. 

“A praça costumava ficar cheia, as rachaduras são recentes, como o pessoal do prédio começou a perceber eles interditaram. A prefeitura só tinha cercado um pedaço pequeno, aí esticaram mais, a chance de aumentar mais o buraco é maior”, alertou. 

  • Praça desabou.
    Praça desabou.
  • Praça interditada.
    Praça interditada.
 

Já a administradora Juciane Leimgrüber, que também reside no redor da praça, demonstrou ainda mais preocupação devido aos problemas em partes do asfalto no entorno. 

“O asfalto está rachado e toda praça parece estar rachada. A minha preocupação é a demora em resolverem o problema e ainda não interditaram toda a praça.  Acredito que seja necessário refazer tudo, não só um trecho. Além disso, há o medo de que, por conta da abertura de parte do chão, possa comprometer a estrutura dos prédios no entorno. Não sei se já fizeram uma análise estrutural de tudo” diz. 

De acordo com Jufran Antônio, frequentador de 78 anos, a praça costuma ter reunião de cachorro, parquinhos com crianças e até feira movimentada, mas que o problema não é novidade. 

“Há muitos anos, quando era valão e não havia praça, o solo desabou até a metade da rua, próximo à calçada. O problema pode ser muito maior, pode abalar as estruturas", preocupou-se. 

Equipes da prefeitura trabalham no local nesta segunda.
Equipes da prefeitura trabalham no local nesta segunda. |  Foto: Marcelo Eugênio
 

Durante esta segunda-feira (21), equipes da Prefeitura de Niterói realizavam obras no local e retiravam materiais que caíram dentro do canal. Parte do trânsito na Avenida Ary Parreiras, no sentido Santa Rosa, precisou ser interditado e foi desviado pela rua Joaquim Távora e em seguida para a Paulo Gustavo. Agentes da Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans) auxiliavam os motoristas. 

Moradores temem novos desabamentos e dizem que problema é antigo
 

Procurada, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) informou que, a partir desta segunda-feira (21), terá início o trabalho de retirada da laje do leito do rio, de forma fragmentada, para facilitar o transporte. A pasta reforçou que o local já havia sido interditado há três semanas e isolado com tapumes. Técnicos da Secretaria Municipal de Defesa Civil e da empresa especializada para recuperação estrutural acompanham as intervenções. A prefeitura informa ainda que Seconser já havia colocado duas vigas metálicas na área para dar segurança ao serviço de demolição da laje e para que a retirada não abalasse o restante da estrutura.

< MPRJ denuncia mulher acusada de matar vizinho com toxina Tartarugas escapam de serem vendidas em feira na Baixada <