Problema antigo
Praça construída em cima de canal desaba na Zona Sul de Niterói
Área foi interditada há três semanas para reparos
A praça Dom Carlos Alberto Navarro, construída em cima do canal Ary Parreiras, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, desabou na madrugada do último sábado (19), assustando moradores próximos. A área de lazer foi alvo de denúncias por conta do aparecimento de rachaduras e acabou interditada pela Prefeitura de Niterói há três semanas.
Segundo André Marinho, porteiro de um prédio vizinho, a preocupação é que possa haver buracos ainda maiores com a possibilidade de causar ainda mais estragos.
“A praça costumava ficar cheia, as rachaduras são recentes, como o pessoal do prédio começou a perceber eles interditaram. A prefeitura só tinha cercado um pedaço pequeno, aí esticaram mais, a chance de aumentar mais o buraco é maior”, alertou.
Já a administradora Juciane Leimgrüber, que também reside no redor da praça, demonstrou ainda mais preocupação devido aos problemas em partes do asfalto no entorno.
“O asfalto está rachado e toda praça parece estar rachada. A minha preocupação é a demora em resolverem o problema e ainda não interditaram toda a praça. Acredito que seja necessário refazer tudo, não só um trecho. Além disso, há o medo de que, por conta da abertura de parte do chão, possa comprometer a estrutura dos prédios no entorno. Não sei se já fizeram uma análise estrutural de tudo” diz.
De acordo com Jufran Antônio, frequentador de 78 anos, a praça costuma ter reunião de cachorro, parquinhos com crianças e até feira movimentada, mas que o problema não é novidade.
“Há muitos anos, quando era valão e não havia praça, o solo desabou até a metade da rua, próximo à calçada. O problema pode ser muito maior, pode abalar as estruturas", preocupou-se.
Durante esta segunda-feira (21), equipes da Prefeitura de Niterói realizavam obras no local e retiravam materiais que caíram dentro do canal. Parte do trânsito na Avenida Ary Parreiras, no sentido Santa Rosa, precisou ser interditado e foi desviado pela rua Joaquim Távora e em seguida para a Paulo Gustavo. Agentes da Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans) auxiliavam os motoristas.
Moradores temem novos desabamentos e dizem que problema é antigo
Procurada, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) informou que, a partir desta segunda-feira (21), terá início o trabalho de retirada da laje do leito do rio, de forma fragmentada, para facilitar o transporte. A pasta reforçou que o local já havia sido interditado há três semanas e isolado com tapumes. Técnicos da Secretaria Municipal de Defesa Civil e da empresa especializada para recuperação estrutural acompanham as intervenções. A prefeitura informa ainda que Seconser já havia colocado duas vigas metálicas na área para dar segurança ao serviço de demolição da laje e para que a retirada não abalasse o restante da estrutura.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!