Cidades

Praia do Sossego já pode ser acessada por escadaria

Um dos lugares mais paradisíacos de Niterói, a Praia do Sossego, na Região Oceânica, já pode ser acessada com mais facilidade pelos turistas e moradores da cidade. A escadaria de pedra com corrimão, implantada pela Prefeitura de forma integrada à paisagem, pode ser usada pelos visitantes. A segunda parte da intervenção, como a instalação de paraciclos; lixeiras; sanitários; bancos; ducha e lava pés, vai ficar para depois do verão, a previsão de conclusão é abril.

O novo caminho impede o avanço do processo erosivo existente e auxilia na recuperação ecológica das áreas degradadas. A conclusão da implantação do guarda corpo e de alguns trechos do corrimão, mirantes, áreas de descanso, paisagismo e sinalização para educação ambiental estão em andamento. A segunda fase das obras inclui também a restauração florestal, manejo de águas pluviais (biovaletas), construção de um posto da coordenadoria ambiental da Guarda Municipal e instalação de paraciclos; lixeiras; sanitários; bancos; ducha e lava pés.

Para o ambulante Lucas Mendonça, de 22, a obra permitiu que mais pessoas pudessem chegar à praia. “Já consigo perceber um aumento no número de frequentadores na praia, o que acaba aumentando o número nas vendas”, contou Lucas, que trabalha há quatro anos no local.

Também serão implantados jardins de chuva – canteiros rebaixados que captam, limpam e infiltram a água – como forma de drenagem. Por se tratar de uma área de conservação ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente, além de realizar todos os estudos técnicos necessários para a escolha dos materiais e dos locais de construção do mirante e das escadas, assinou um Termo de Compromisso Ambiental com o Ministério Público (TCA).

“A obra foi planejada em etapas com a intenção de restringir, pelo menor tempo possível, o acesso da população à praia. A Secretaria de Meio Ambiente implantou uma rota segura, simultânea ao andamento da obra, para que os trabalhos continuem e os banhistas possam desfrutar da praia”, explica o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, e Sustentabilidade, Eurico Toledo.

Melhoria durante a obra – O professor de História Heitor Gomes, de 31 anos, aproveitou o tempo bom para curtir a praia com a esposa Julia Gomes, de 28, e da filha, Teresa, de apenas 1 ano e 8 meses.

“Nós tínhamos o costume de frequentar essa praia, antes de nós mudarmos para São Paulo, e essa é a primeira vez que nós trouxemos nossa filha. A praia está incrível. A obra não está finalizada, mas o acesso já está muito mais fácil, rápido e seguro, especialmente para quem vem com criança”, pontuou o professor.

< Procissão por São Gonçalo celebra o santo padroeiro Irregularidades em pagamentos deram prejuízo de quase R$ 100 milhões ao Estado <