Cidades
Procissão por São Gonçalo celebra o santo padroeiro
Centenas de fiéis caminharam pelas ruas de São Gonçalo em celebração ao padroeiro da cidade, na noite desta sexta-feira (10). A tradicional procissão teve início por volta das 19h, com saída da Praça Estephânia de Carvalho rumo à Igreja Matriz, no bairro Zé Garoto, onde foi celebrada a sagrada missa.
De acordo com o padre André Luiz Bastos, que está a frente da paróquia há cinco anos, o feriado do santo é o momento de união em prol da fé. Embora o município abrigue mais de 20 igrejas com padroeiros próprios, segundo o pároco, o dia de São Gonçalo do Amarante é o segundo que mais reúne fiéis de diferentes partes da cidade.
"A data de Corpus Christi ainda é a maior reunião de católicos na cidade. Mas o dia do padroeiro da cidade transcende esse fato. É o símbolo maior da fé. É que traz a referência para a cidade", disse o padre.
O prefeito José Luiz Nanci também acompanhou o cortejo, que contou com a participação de cerca de 300 pessoas, segundo um levantamento parcial da Guarda Municipal. Para o chefe do Executivo, a celebração é importante para pedir orações pela cidade.
"Vivemos uma onda de violência em São Gonçalo e por isso precisamos pedir proteção, paz e tranquilidade. Precisamos orar pela cidade", comentou o prefeito.
A aposentada Gecy Souza, de 73 anos, veio do Pacheco para participar da celebração pelo padroeiro. De acordo com a idosa, sempre que pode, ela participa da festa em homenagem ao santo da cidade.
"Eu venho porque ele é o padroeiro. A cidade precisa da nossa oração. Quando mais fé, mais poder de mudança", afirmou.
Neste sábado (11) a missa em celebração ao padroeiro acontece às 18h. Logo após, haverá apresentação de música, com a banda Zero Hora, que promete animar os fiéis. Já no domingo (13), encerrando as comemorações, será celebrada a Santa Missa, às 7h e as 11h. Também será realizado um almoço às 12h e Santa Missa às 19h30. Após, está previsto show de MPB com Sheila Sá.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!