Cidades

Praias do Rio liberadas nos dias úteis

Praias e cachoeiras estão liberadas somente nos dias úteis. Foto: Pedro Conforte/Arquivo

A Prefeitura do Rio de Janeiro flexibilizou as medidas restritivas destinadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 e liberou as praias e cachoeiras nos dias úteis. A restrições ficarão vigentes até o dia 3 de maio.

De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial desta sexta (23), a permanência nas praias e cachoeiras e o comércio de ambulantes fica proibido somente nos fins de semana e feriados.

Além disso, os estacionamentos na orla das praias e a prática de atividades físicas coletivas e individuais em locais abertos estão liberados. Em locais fechados, as atividades coletivas devem cumprir o limite de até 4 pessoas.

Algumas medidas restritivas também foram flexibilizadas, como as regras de funcionamento para atividades consideradas não essenciais, que agora podem ficar abertas até 22h, com fechamento total até as 23h, desde que atendam a 40% de ocupação para locais fechados e 60% em locais abertos.

Continua proibido a permanência nas ruas e em locais públicos das 23h às 5h, festas e eventos, boates, casas de espetáculos e entrada de ônibus fretados na cidade.

O decreto entra em vigor a partir deste sábado (24), sendo assim, as praias e cachoeiras estarão liberadas a partir da próxima segunda (26).

Áreas de lazer

Também passam a funcionar com essas regras os estabelecimentos culturais e de lazer, como museus, bibliotecas e parques de diversões, além do Aterro do Flamengo.

"A margem da orla do Flamengo não significa uma aglomeração, a gente entende que ali há uma segurança e não há problema nesta área de lazer", afirmou o secretário de Fazenda, Planejamento e Controladoria, Pedro Paulo, durante a divulgação do 16º boletim epidemiológico da cidade.

De acordo com o secretário de Saúde Daniel Soranz, a prática de atividades físicas individuais é importante, no entanto, as áreas devem ser usadas com responsabilidade.

< Craque do Flamengo estampado em drogas vendidas na Zona Sul de Niterói Rodoviários serão vacinados a partir da próxima semana no Rio <