Cidades

Prefeitura nega novo lockdown em Niterói

Boatos sobre o retorno de medidas mais rigorosas circularam na internet. Foto: Pedro Conforte / Arquivo

Relatos que circularam na internet sobre um novo lockdown em Niterói, após as eleições, mobilizaram a prefeitura, que nesta quarta-feira (11) se pronunciou através da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a pasta, não haverá determinação de lockdown ou adoção de medidas mais rigorosas devido à pandemia do novo coronavírus.

Segundo a Saúde, todas as decisões sobre as ações de combate à Covid-19 são baseadas na ciência e têm surtido efeito através de dados que mostram que a pandemia está sob controle na cidade.

A prefeitura já tinha informado, anteriormente, que a cada semana, um grupo de especialistas analisa 12 indicadores, como número de leitos disponíveis, casos confirmados e número de óbitos, e chega em um indicador síntese de monitoramento da doença. Atualmente, esse indicador está em 5.38 e quando chegar em 5, a cidade passará para o estágio amarelo nível 1, o patamar mais flexível antes da chegada da vacina.

Desde 22 de junho, quando a cidade entrou no estágio amarelo nível 2, o indicador síntese de Covid-19 vem caindo gradativamente, alerta a prefeitura.

A taxa de ocupação de leitos exclusivos para Covid-19 na cidade é de cerca de 27%.  Já a de letalidade pelo coronavírus está em 3,24%, a menor da Região Metropolitana. A média estadual é de 3,99% e as cidades do Rio de Janeiro e São Gonçalo apresentam índice de 10,15% e 5,21%, respectivamente. Os dados são calculados pelo Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF).

< Fluminense perde na Justiça e terá de indenizar o volante Airton Alerta de temporal em Niterói, São Gonçalo e Maricá <