Recorrência

Problema em sinais de trânsito causa mais um acidente na Tijuca

Situação é causada por furto de cabos

Sinal de transito desligados na Tijuca
Sinal de transito desligados na Tijuca |  Foto: Karina Cruz
 

Mais um acidente de trânsito foi registrado por conta do mau funcionamento de sinais de trânsito na Tijuca, na Zona Norte do Rio. Dessa vez, uma moto e um carro colidiram no cruzamento entre a rua Uruguai e a Avenida Maracanã, na Tijuca, na tarde desta sexta-feira (30). Nenhum dos envolvidos teve maiores ferimentos ou precisou ser hospitalizado.

Os sinais entre as duas vias encontravam-se apagados no momento do acidente. O bairro tem sido palco de frequentes acidentes envolvendo os semáforos.

O ENFOCO conversou com três pessoas que trabalham próximo ao local. Todas confirmaram que os sinais do cruzamento estavam apagados. O motivo? Furtos de cabos na região, prejudicando o funcionamento dos semáforos. 

A diretora de uma auto-escola da Avenida Maracanã, Marlene Ferreira, de 76 anos, contou que houve um 'buzinaço' por conta dos problemas de trânsito causados no local envolvendo o mau funcionamento dos semáforos. 

O sinal não estava funcionando no momento do acidente. Havia um buzinaço mais cedo por conta disso, quase não conseguia trabalhar Marlene Ferreira, diretora de auto-escola
 

No mês de setembro e em agosto o ENFOCO já havia feito reportagens sobre o mau funcionamento de sinais no local e os perigos que isso gera. 

Procurada neste mês, a Prefeitura do Rio, através da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), informou que o furto de cabos continua alto na região da Grande Tijuca, quando a cidade teve 55 mil metros de cabos furtados em julho e 39 mil em agosto.

Furtos de cabos são recorrentes
Furtos de cabos são recorrentes |  Foto: Karina Cruz
 

De acordo com a adminstração pública, o preocupante neste período é a recorrência de furtos em pontos importantes, o que impede o funcionamento pleno dos sinais de trânsito. 

39% dos furtos de cabo no Rio de Janeiro acontecem na Grande Tijuca
  

A Prefeitura ressalta ainda que o furto de um único cabo prejudica toda a área ao redor, apagando vários sinais e coloca em risco motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, além de causar um prejuízo enorme aos cofres públicos.

Procurada para compreender as razões da incidência de furtos no local e o que pode ser feito para evitá-los, a Polícia Militar informa que, nos últimos dias, agentes do 6° BPM (Tijuca) prenderam três homens cometendo furto em vias públicas, um deles em flagrante furtando cabos de energia de um semáforo, na Praça Hilda, na Tijuca. Em outras duas ações na mesma região, os policiais da unidade recuperaram 30 kg de cobre e um portão de alumínio.

A corporação também garante que vem trabalhando conjuntamente com órgãos públicos e empresas concessionárias para combater furtos e roubos.

Um dos problemas detectados é o alto grau de incidência no cometimento de furtos. Na maioria absoluta dos casos de prisões efetuadas, os acusados são postos em liberdade logo após as audiências de custódia e voltam a cometer o mesmo crime, diante da certeza de impunidade.

A Polícia Militar ressalta ainda a importância de que a população colabore realizando denúncias - o telefone do Disque-Denúncia é (21) 2253-1177 - ou, para casos urgentes, faça o acionamento através da nossa Central 190 para que as medidas imediatas cabíveis possam ser tomadas.

< Título internacional do Botafogo completa 29 anos Ministério da Saúde recebe remédio para tratamento da Covid <