Na memória
Título internacional do Botafogo completa 29 anos
Alvinegro sagrou-se campeão da Conmebol de 1993
No dia 30 de setembro, há 29 anos, o Botafogo sagrou-se campeão da Copa Conmebol contra o Peñarol, no Maracanã. Este, com certeza, é um dos grandes títulos que ficará marcado para sempre na memória do torcedor.
Vale lembrar, que este é o único título internacional de um clube carioca no Estádio do Maracanã, até então.
Após um início de ano complicado e enfrentando grandes dificuldades financeiras, o aguerrido elenco da época tentava não passar isso para dentro de campo.
Diferentemente do panorama do Campeonato Brasileiro, onde o time brigava contra o rebaixamento, o Glorioso fez bonito na Conmebol daquele ano e conquistou o título do torneio internacional.
Conmebol 1993
Além do Botafogo, Atlético-MG, Vasco, Fluminense e Bragantino representavam o Brasil na competição, que também contava com times tradicionais sul-americanos, como San Lorenzo, Colo-Colo, Emelec e Peñarol.
Para conseguir chegar até a final, o caminho do Botafogo não foi nada fácil. Além de pegar o campeão do ano anterior, o Atlético-MG, o clube teve que viajar ate a Venezuela também.
Após eliminar Bragantino, Caracas, da Venezuela e Atlético-MG, o Glorioso chegou à final da competição para encarar o tradicional Peñarol, do Uruguai. Com os bons resultados no torneio, a equipe se recuperou também no Campeonato Brasileiro.
A final
O primeiro jogo da final foi em Montevidéu e terminou com o placar de 1 a 1, com Otero marcando para os uruguaios e Perivlaldo empatando para o Fogão. Uma imensa expectativa fez com que o torcedor botafoguense lotasse as arquibancadas do Maracanã para a definição do título.
Em um jogo tenso, o Botafogo tentava não se levar pelo nervosismo. Mas quem abriu o placar foram os visitantes, aos 34 minutos do primeiro tempo, com Pablo Bengoechea, que aproveitou um erro da defesa alvinegra.
Na volta para a segunda etapa, o Botafogo conseguiu empatar logo no início, aos 7 minutos, com Eliel cobrando falta. Aos 22, em outra cobrança de falta, dessa vez com o artilheiro Sinval, o Fogão virou o jogo. A torcida se animou e foi ao delírio no Maracanã.
Após a virada do Botafogo, o time uruguaio começou a abusar das faltas duras e paravam o jogo a todo momento. Revoltado com a atitude dos jogadores do Peñarol, o comandante do Alvinegro, Carlos Alberto Torres, foi expulso.
Quando a partida caminhava para o fim e o Botafogo estava praticamente com a 'mão na taça', um balde de água fria. Aos 47 minutos do segundo tempo, Marcelo Otero empata a partida e cala o Maracanã. Com o resultado em 2 a 2, a partida teria que ser definida nos pênaltis.
Herói improvável
Todo nervosismo tomava conta dos torcedores no estádio. Porém, os botafoguenses contaram com o goleiro William 'Bacana', que pegou uma penalidade, se tornando o grande herói daquela conquista. Gutiérrez e Dos Santos também perderam seus pênaltis, chutando para fora.
Para o Alvinegro, apenas o artilheiro Sinval desperdiçou a cobrança. Vitória por 3x1 nos pênaltis e a glória de um título internacional para o Botafogo.
Esse é uma das grandes conquistas para enriquecer ainda mais a história do Glorioso e que jamais será esquecida por seus torcedores.
Há 29 anos o Fogão vencia o Peñarol no Maracanã e se tornava campeão da Copa Conmebol! Um título internacional para enriquecer a nossa gloriosa história!🥇🔥#VamosBOTAFOGO pic.twitter.com/VdTHFHkQPw
— Botafogo F.R. (@Botafogo) September 30, 2022
Campanha do Botafogo
Oitavas de final:
Jogo de ida - Botafogo 3x1 Bragantino
Jogo de volta - Bragantino 2x3 Botafogo
Quartas de final:
Jogo de ida - Caracas-VEN 0x1 Botafogo
Jogo de volta - Botafogo 3x0 Caracas-VEN
Semifinal:
Jogo de ida - Atlético-MG 3x1 Botafogo
Jogo de volta - Botafogo 3x0 Atlético-MG
Final:
Jogo de ida: Peñarol 1x1 Botafogo
Jogo de volta: Botafogo 2x2 Peñarol (3x1 nos pênaltis)
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!