Detran-RJ

Processo de segunda via da CNH pode ser feito de forma online

A solicitação é feita pelo Posto Digital

Processo para segunda via da CNH pode ser feito de forma totalmente eletrônica pelo posto digital
Processo para segunda via da CNH pode ser feito de forma totalmente eletrônica pelo posto digital |  Foto: Divulgação / Detran.RJ
  

O Detran.RJ lançou, nesta terça-feira (25), o processo simplificado de pedidos de segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A solicitação agora pode ser feita de forma totalmente eletrônica, pelo Posto Digital do Detran.RJ, eliminando a necessidade de o usuário agendar o atendimento presencial em um posto. O cidadão só terá de comparecer à unidade do Detran de sua escolha na hora de receber o novo documento. 

Para obter a segunda via de CNH não é necessário fazer exame médico
  

“Com a Segunda Via de CNH Simplificada, o Detran.RJ dá mais um importante passo para facilitar a vida dos usuários, tornando os serviços mais rápidos e acessíveis. Melhorar a qualidade do atendimento é uma das principais metas desta gestão”, afirmou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder. 

Vale lembrar que, para que o pedido possa ser feito pelo Posto Digital, o usuário não poderá fazer qualquer mudança de dados cadastrais em sua CNH, pois o sistema do Detran.RJ vai aproveitar a foto e os dados biométricos registrados no órgão para produzir nova cópia impressa e digital do documento. Se quiser fazer alteração de dados, o requerente terá de comparecer a um posto. 

Em que casos pode-se solicitar a Segunda Via de CNH Simplificada: 

A segunda via de CNH é solicitada nos casos de extravio, dano ou rasura, e roubo ou furto do documento original, sempre dentro do prazo de validade. No Posto Digital, será obrigatório indicar o número do Duda pago pelo serviço de segunda via (código 214-3, no valor de R$ 173,03). 

Os usuários que tiverem direito à isenção da taxa continuarão agendando o atendimento presencial. É o caso das vítimas de furto ou roubo que apresentarem o Registro de Ocorrência e dos idosos. Vítimas de furto podem optar por requerer a segunda via no Posto Digital se pagarem o Duda. 

O documento original precisa ter sido emitido no Estado do Rio. Condutores com a última CNH emitida em outro estado devem solicitar a averbação da habilitação antes de requerer o documento.

Conheça o Posto Digital 

O Posto Digital está disponível no site do Detran.RJ. Foi lançado pelo Detran.RJ em 2021 e permite ao usuário se conectar ao sistema do Detran, usando login e senha, para realizar procedimentos e obter documentos. Desde julho, por exemplo, também já é possível solicitar, de forma simplificada, a renovação da CNH. Neste caso, os usuários terão de comparecer a um posto, sem necessidade de agendamento, apenas para tirar uma nova foto e fornecer as impressões digitais – e, depois, para pegar o documento. Para acessar o Posto Digital, o usuário precisa ter cadastro no portal gov.br, do Governo Federal.  

Passo a passo: 

1 – Pagar o Duda de Segunda Via de CNH (Código 214-3), obtido no site do Bradesco; 

2 – Acessar o Posto Digital, no site do Detran.RJ (www.detran.rj.gov.br) e clicar na aba Habilitação; 

3 – Clicar na aba ‘Segunda Via da CNH - Solicitar’; 

4 – Indicar o motivo de sua solicitação: extravio, rasura, roubo ou furto, etc; 

5 – No caso de roubo ou furto, confirmar se quer continuar a fazer pelo Posto Digital; 

6 - Informar o número do Duda pago; 

7 – Conferir os Dados Biográficos registrados no sistema e confirmar a veracidade deles; 

8 – Conferir o endereço e o CEP de residência registrados no sistema; 

9 – Informar a unidade do Detran onde deseja retirar a CNH impressa; 

10 – Confirmar a solicitação de Segunda Via marcando ‘Sim’; 

11 – Concluir o processo clicando em ‘Solicitar’; 

12- Aguardar o processamento biométrico online; 

13 – Imprimir o Formulário Renach, com os dados de seu pedido; 

14 – Após 7 dias úteis, buscar a CNH na unidade que foi escolhida ao preencher o requerimento no Posto Digital.

< Eleitor não poderá ser preso a partir desta terça WhatsApp apresenta instabilidade e usuários reclamam <