Cidades

Procissão por Nossa Senhora da Conceição não é autorizada em Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Procissão por Nossa Senhora da Conceição não é autorizada em Niterói
Fiéis que não conseguiram agendamento para missa poderão ver a imagem na frente da igreja. Foto: Pedro Conforte / Arquivo

Pela primeira vez, a tradicional procissão luminosa por Nossa Senhora da Conceição, entre as mais belas demonstrações de fé em Niterói, prevista para esta terça-feira (8), não vai acontecer, devido à pandemia do novo coronavírus.

Com a restrição de eventos e atividades que formem aglomeração de pessoas, a procissão que circularia pelas principais ruas do centro da cidade não foi autorizada. De acordo com a paróquia, nem mesmo a realização de carreata foi liberada, pois segundo a prefeitura, a igreja é localizada em uma das principais vias do centro, o que poderia dificultar o trânsito.

Com a flexibilização de algumas atividades, e retorno do público nas missas presenciais, foram disponibilizados apenas 60 lugares em cada celebração, com agendamento prévio através do telefone da paróquia, mas de acordo com a paróquia, todas as vagas já foram preenchidas.

Igreja Nossa Senhora da Conceição. Foto: Pedro Conforte
Tradicional procissão costuma reunir milhares de fieis nas ruas do Centro. Foto: Pedro Conforte / Arquivo

Para a celebração da Imaculada não passar em branco e amparar os devotos que não conseguiram uma vaga para participar das missas, a imagem de Nossa Senhora será exposta na frente da igreja, nos intervalos das celebrações, que acontecerão às 8h, 11h, 14h e 18h. No final da última missa, acontecerá a tradicional queima de fogos.

Devoto da Imaculada, Paulo Roberto do Amaral, de 56 anos, foi um dos que não conseguiu agendar uma vaga nas celebrações, mas não deixará de passar na igreja para agradecer.

"Eu e minha mãe somos devotos há muitos anos porque sempre nos apegamos a santa para pedir proteção, saúde e paz para a nossa família. Acreditamos muito nos milagres e graças que alcançamos na vida através da Imaculada Conceição", disse o morador de São Gonçalo.

Para Ione Mendonça, de 79 anos, a imagem é a protetora da família e já alcançou muitas graças ao longo da vida.

"Eu considero a Imaculada Conceição como a protetora de nossa família. Eu só tenho a agradecer por muito que ela fez pelos meus filhos e netos, e por ela interceder por mim, que consegui uma graça depois de passar por uma cirurgia este ano. Eu tenho muita fé em Nossa Senhora, ela nunca me abandonou", disse a aposentada.

Fiéis lotaram as ruas da cidade no ano passado. Foto: Pedro Conforte / Arquivo

No ano passado, centenas de fiéis se reuniram para a procissão de velas em celebração a Nossa Senhora da Conceição. Na ocasião, a igreja comemorou 348 anos.

< Estudo para VLT de Charitas ao Barreto é discutido em Niterói Com alta de casos, São Gonçalo abre novos leitos para Covid-19 <