Melhorias

Programa pretende reformar casas no Morro da Providência; entenda

Iniciativa foi anunciada nesta quinta-feira (28) pela Prefeitura

Comunidade fica localizada próxima da estação de trens Central do Brasil.
Comunidade fica localizada próxima da estação de trens Central do Brasil. |  Foto: Marcos de Paula /Ascom Rio
  

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ação Comunitária, lançou o projeto Casa Carioca, no Morro da Providência, Centro do Rio, nesta quinta-feira (28). Parte integrante do programa Favela com Dignidade – que reúne secretarias e órgãos municipais para levar serviços públicos essenciais aos moradores de favelas e comunidades – o Casa Carioca vai beneficiar 300 moradias na primeira favela do Brasil.

Nesta fase inicial do projeto, a Prefeitura informou que três mil casas em cinco complexos: Penha, Alemão, Maré, Vila Kennedy e Jacarezinho, além do Morro da Providência, vão receber melhorias. Serão investidos cerca de R$ 63 milhões somente este ano. Até 2024, serão contempladas 21.285 habitações em favelas e comunidades.

"Temos que tratar as pessoas com dignidade. Precisamos dar as condições básicas para que possam viver em um ambiente com o mínimo de asseio, com o banheiro separado da cozinha e do quarto. Esse programa faz um levantamento das famílias que mais necessitam e, a partir daí, fazemos as obras de melhorias nas casas delas", afirmou o prefeito Eduardo Paes.

A Prefeitura complementou que 120 habitações serão requalificadas até o final deste ano e mais 180 até 2024 no Morro da Previdência. O Casa Carioca tem por finalidade melhorar as moradias que atualmente oferecem riscos à saúde e à mobilidade. Abertura de janelas para maior circulação de ar, instalações sanitárias, troca de telhados e adaptações para acessibilidade são alguns exemplos de melhorias que vão impactar diretamente na qualidade de vida das pessoas portadoras ou não de deficiência que moram em comunidades.

"O Casa Carioca veio para melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram em comunidades e favelas. É desumano verificar algumas casas sem porta, janela ou mesmo um vaso sanitário adequado. Esse projeto vai devolver a dignidade a essas famílias, requalificando as suas moradias", disse a secretária de Ação Comunitária, Marli Peçanha.

As primeiras 120 famílias da Providência foram visitadas por assistentes sociais e suas residências vistoriadas por arquitetos, técnicos em edificações e engenheiros contratados pela Secretaria de Ação Comunitária. Os critérios de elegibilidade são: famílias com renda mensal de até três salários-mínimos e cadastradas no CadÚnico; residentes no município há pelo menos três anos; e que possuam um único imóvel.

Já as prioridades são: famílias com mulheres como chefes; com idosos; com pessoas com deficiência; com portadores de doenças graves; e com maior número de dependentes.

< Na cabecinha? Witzel reaparece como candidato a governador do Rio Escritor se declara para noiva e causa revolta; veja o motivo <