Fechadas

Quatro lojas de instalação de kits GNV são interditadas no Rio

Entre as irregularidades, não estarem aptas para o serviço

As empresas fechadas têm 15 dias para apresentar defesa
As empresas fechadas têm 15 dias para apresentar defesa |  Foto: Divulgação/Procon Estadual
 

O Procon Estadual do Rio de Janeiro interditou, nesta quarta-feira (12), quatro lojas instaladoras de kits de Gás Natural Veicular (GNV), sendo uma em Realengo e outra em Sulacap, na Zona Oeste do Rio, e duas em Volta Redonda, no Sul Fluminense. A operação, que vistoriou um total de 10 empresas do setor, ocorreu após o recebimento de denúncias à autarquia. As empresas autuadas terão 15 dias para apresentar as suas defesas.

As lojas autuadas estavam sem o Certificado de Registro de Instalador (CRI) ou registro de conformidade, documentos que garantem que aquela empresa passou por todas as exigências do órgão regulador (INMETRO) e está apta a realizar as instalações e manutenções de forma segura e adequada. Outras irregularidades como, ausência de alvará e certificado do Corpo de Bombeiros, foram encontradas.

De acordo com Silvio Romero, diretor jurídico do Procon-RJ, as fiscalizações são importantes para garantir a segurança dos consumidores que utilizam veículos movidos a gás natural, dos próprios instaladores e frentistas, além de todos aqueles que possam ser atingidos, caso ocorra algum acidente.

"O kit GNV, quando instalado de forma irregular, fora das normas e especificações devidas, pode causar danos irreparáveis, como vimos acontecer no ano de 2022. O dano do acidente e da concorrência desleal com as instaladoras que trabalham corretamente é o que visamos coibir, zelando pela segurança dos consumidores", explicou Romero. 

O consumidor que desejar fazer denúncias ou reclamações, pode acessar os canais de atendimento do Procon-RJ no site www.procon.rj.gov.br.

  • Fiscais do Procon Estadual estiveram em 10 lojas
    Fiscais do Procon Estadual estiveram em 10 lojas
  • Fiscais do Procon Estadual estiveram em 10 lojas
    Fiscais do Procon Estadual estiveram em 10 lojas
  • Fiscais do Procon Estadual estiveram em 10 lojas
    Fiscais do Procon Estadual estiveram em 10 lojas
 

< Sargento da PM é morto em tentativa de assalto no Rio; veja vídeo Idoso é preso e 39 aves são apreendidas em São Gonçalo <