Tensão

Baleia presa entre rochas é resgatada em Arraial do Cabo; vídeo

Animal ficou ferido tentando se soltar

A presença de baleias da espécie bryde na costa de Arraial do Cabo é comum no verão
A presença de baleias da espécie bryde na costa de Arraial do Cabo é comum no verão |  Foto: Redes Sociais / Marcelo Gah
 

Uma baleia da espécie bryde ficou presa entre as rochas da Praia Grande, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, nesta segunda-feira (26). Pescadores, turistas e bombeiros uniram esforços para salvar o animal marinho.

Um vídeo mostra a baleia, já ferida, se debate enquanto o grupo se mobiliza em uma corrida contra o tempo para afastá-la das rochas e conduzi-la de volta ao mar aberto.

As imagens foram gravadas por Marcelo Gah, do Projeto Mar de Baleias, da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Pesquisa, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer (Funtec Ambiental), que monitora a fauna marinha na região.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Arraial do Cabo (@prefeituradearraialdocabo)

Utilizando técnicas de pesca, o grupo conseguiu afastar a baleia das áreas rochosas. Apesar dos ferimentos significativos, o animal conseguiu, em determinado momento, se orientar e retornar ao mar aberto.

Embora o desfecho tenha sido positivo, a Funtec Ambiental pede que cidades vizinhas e banhistas estejam atentos a animais feridos e relatem imediatamente às autoridades. A fundação alerta que, ao avistar animais encalhados, é importante evitar a aproximação, pois tentativas de ajuda podem representar riscos tanto para o animal quanto para quem tenta socorrer.

A presença de baleias da espécie bryde na costa de Arraial do Cabo é comum no verão, especialmente durante a temporada de lulas, quando os animais buscam alimento e reprodução na região, segundo a Funtec.

< Assassino levou 14 segundos para matar advogado no Centro do Rio Jornalista Fernanda Gentil recebe diagnóstico de paralisia facial <