Susto
Barco com pescadores afunda em praia da Região dos Lagos; vídeo
Homens em caiaque realizam o resgate das vítimas
Um barco de pesca afundou na manhã desta terça-feira (12), na Praia de João Fernandes, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos. Dois pescadores estavam a bordo da embarcação no momento do acidente.
De acordo com testemunhas que presenciaram a cena, o barco afundou rapidamente por volta das 9h. Segundo o mergulhador Lucas Malvicino, de 36 anos, a embarcação levava dois homens que, de acordo com ele, seriam idosos. O resgate foi realizado por colegas de trabalho do próprio mergulhador, que estavam em um caiaque.
"Meus companheiros de trabalho foram os que ajudaram os dois pescadores a sair e a retirar os pertences deles. Eles foram de caiaque", contou Lucas.
Os homens responsáveis pelo resgate trabalham com aluguel de pranchas de stand up paddle e caiaques no local. Eles não hesitaram em ajudar ao verem o barco afundando. As vítimas estão bem e foram resgatadas sem ferimentos.
Ainda segundo ele, a bomba de porão do barco teria parado de funcionar, o que teria provocado o naufrágio. O mergulhador informou que a embarcação era uma traineira de pequeno porte. "Eles tentaram chegar à costa, mas afundaram perto da praia", relatou.
Lucas não soube informar se os pescadores estavam indo ou voltando da pescaria, mas confirmou que o barco era da cidade de Macaé. A causa do naufrágio ainda será investigada.
Segundo relatos de moradores, este é o terceiro caso de embarcação que afunda em Búzios em menos de um mês, incluindo uma escuna e outro barco de menor porte.
Procurada pelo ENFOCO, a Prefeitura de Búzios informou que a Marinha do Brasil esteve presente no local e acompanha o trabalho de retirada da embarcação, que será feito por pescadores da região.
"O incidente não envolve embarcações de passeio do município e não gerou riscos adicionais aos frequentadores da praia", disse a nota.
Já a Marinha disse que " uma equipe de Inspeção Naval foi enviada ao local para prestar apoio e apurar os fatos, quando foi constatado que não houve vítimas, sendo o condutor e passageiro resgatados sem ferimentos". A Marinha informou ainda que "a embarcação estava com a documentação em dia, que o condutor era habilitado e que não houve poluição hídrica". Mesmo assim, "um Inquérito administrativo foi instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo incidente", completou a Marinha em nota.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!