Cidades

Rio cria Auxílio Passagem para mulher em situação de violência doméstica

Imagem ilustrativa da imagem Rio cria Auxílio Passagem para mulher em situação de violência doméstica
Homem ameçando com a mão bater na mulher enquanto ela está encostada na parede com o rosto virado e a mão a frente.. Foto: Agência Brasil

A Prefeitura do Rio criou o programa 'Auxílio Passagem - Cartão Move Mulher', que tem o objetivo de viabilizar a continuidade no atendimento de mulheres em situação de violência nos serviços que compõem a rede especializada de enfrentamento a este tipo de crime. A ação foi publicada no Diário Oficial do município desta terça-feira (31).

De acordo com o decreto, o Cartão Move Mulher será concedido às mulheres em situação de violência doméstica e em vulnerabilidade econômica e/ou social, atendidas pelos seguintes equipamentos: Centro Especializado de Atendimento à Mulher Chiquinha Gonzaga (CEAM); Casa da Mulher Carioca Tia Doca; e Casa da Mulher Carioca Dinah Coutinho.

A situação de vulnerabilidade econômica e social será atestada por uma equipe técnica composta por advogada, assistente social e psicóloga, a quem competirá indicar as assistidas aptas a receberem o cartão passagem, com a autorização da direção do equipamento.

Dentre os principais objetivos do programa estão: garantir os recursos para o deslocamento das mulheres assistidas; possibilitar que as mulheres consigam romper o ciclo da violência; auxiliar na interrupção das violações de direitos experimentadas pelas mulheres em situação de violência; resgatar sua cidadania e dignidade.

A violência doméstica é uma grave violação aos direitos fundamentais, causadora de danos físicos, psíquicos e sociais, e as mulheres atingidas por esta situação frequentemente se encontram em vulnerabilidade econômica.

< São Gonçalo mantém flexibilização de medidas restritivas Rio aumenta tarifas de remoções e diárias dos veículos apreendidos <