Cidades

Rio é a primeira capital do país com aulas 100% presenciais

Imagem ilustrativa da imagem Rio é a primeira capital do país com aulas 100% presenciais
No último bimestre, 25 mil alunos deixaram de interagir remotamente com os professores, nem foram presencialmente às aulas. Foto: Arquivo

As aulas presenciais voltam a ser obrigatórias nesta quarta-feira (3), em toda a rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. O anúncio já havia sido feito pelo secretário de Educação, Renan Ferreirinha, no dia 26 de outubro, durante visita à Escola Municipal Calouste Gulbenkian, na Cidade Nova.

De acordo com o secretário, a medida está sendo possível graças ao sucesso da campanha de vacinação na cidade do Rio e de um preparo de toda a rede municipal que começou o retorno ao ensino presencial em fevereiro deste ano. Agora, o Rio de Janeiro se torna a primeira capital a retomar a obrigatoriedade do ensino 100% presencial no país.

"Nós estamos nos preparando para isso desde fevereiro deste ano, quando começamos com o retorno presencial. Em junho, foi possível diminuir o distanciamento mínimo entre as carteiras. Depois, em outubro, acabou a necessidade do distanciamento, permitindo assim o ensino presencial diário sem rodízio. A partir de agora, retomamos a obrigatoriedade do ensino presencial como se dava antes da pandemia. Todos esses avanços sempre seguindo as orientações do Comitê Científico da Prefeitura", declarou Ferreirinha.

O secretário informou ainda que alunos com comorbidades poderão se manter no ensino remoto, mediante apresentação de laudo médico. 

25 mil alunos deixaram de interagir nos últimos meses

De acordo com a SME, no último bimestre, 25 mil alunos deixaram de interagir remotamente com os professores, nem foram presencialmente às aulas.

"Nós não vamos ficar de braços cruzados e achar que isso é normal. É muito importante que a gente garanta que todos os nossos alunos tenham acesso à educação e para isso a volta da obrigatoriedade das aulas presenciais é um importante passo nessa direção. Lugar de criança é na escola", afirmou Ferreirinha.

Para tentar localizar esses alunos e conscientizar a criança e os pais sobre a importância do retorno à sala de aula, a Secretaria está realizando um processo de busca ativa que envolve três estratégias:

• Estratégia 1 – utilização da plataforma de Busca Ativa Escolar elaborada pela UNICEF, que tem apoiado na identificação de crianças e jovens fora da escola;

• Estratégia 2 – articulação com as demais secretarias, especialmente a de Saúde e a da Assistência Social, e Subprefeituras;

• Estratégia 3 – mobilização dos diretores e professores junto aos responsáveis, e colegas dos alunos ausentes, além de utilização de redes sociais, carro de som e ações de âmbito local.

Necessidade de reforço escolar 

Algumas ações estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação para ajudar neste momento de retomada das aulas presenciais obrigatórias. 

"Nós criamos o programa Reforço Rio, que prevê uma série de ações de reforço escolar para que a gente consiga garantir que nossos alunos aprendam a ler, a escrever, as operações básicas de matemática e todas as disciplinas de maneira adequada. Temos também tutoria entre nossos alunos, formação especializada para os professores e mais tempo de aula para reforço escolar. Além disso, lançamos uma iniciativa inovadora que é o “Tá On”, um programa que conecta universitários com alunos da nossa rede, garantindo assim uma tutoria individualizada, ou seja, um reforço escolar entre quem hoje está cursando uma universidade e quem está na nossa rede precisando de mais apoio", disse o secretário. 

< Mutirão do Detran irá atender estudantes do Enem neste sábado Bairros de São Gonçalo ainda têm pontos de alagamento após chuvas <