Cidades

Rio permite lotação, mas mantém uso obrigatório de máscaras em locais fechados

Imagem ilustrativa da imagem Rio permite lotação, mas mantém uso obrigatório de máscaras em locais fechados
Obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados e transportes públicos. Foto: Enfoco/Arquivo

A Prefeitura do Rio passa a liberar ocupação completa de espaços como boates e danceterias, mas mantém obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados e transportes públicos. As orientações foram publicadas no Diário Oficial do Rio desta sexta-feira (12).

O uso de ar-condicionado em táxis, ônibus e transporte por aplicativo também passa a ser permitido, assim como o consumo em pé em bares. No entanto, o executivo mantém a obrigatoriedade de testagem contra a doença em festas e eventos esportivos e a liberação do não uso de máscaras em ambientes abertos.

De acordo com o decreto, a medida baseia-se nas análises da situação epidemiológica da Covid-19 no município, realizadas pelo Centro de Operações de Emergência.

De acordo com o Boletim Epidemiológico desta sexta (12), o município já vacinou 5.784.564 com a primeira dose, 4.778.641 com a segunda dose, 144.013 com a dose única, 933.815 com a dose de reforço, totalizando 11.641.033 de doses aplicadas na cidade.

O mapa de risco de transmissão está baixo (em verde) em todo o município pela terceira semana seguida. A redução de internações na comparação com o último pico, há dois meses, é de 93% e até esta sexta (12) há cerca de 50 pacientes internados pela doença, sendo que 90% deles não tinham o esquema vacinal completo.

Quanto aos óbitos por Covid-19, a redução foi de 95,9%. Há dois meses a cidade registrava 416 óbitos em uma semana e, na semana passada, 17 pessoas morreram vítimas da doença. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atualmente apenas 3% dos testes feitos na cidade dão positivo para covid-19 e a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que a doença está sob controle quando menos de 5% dos testes dão resultado positivo.

< Bolsa de R$ 24 mil vira piada por se parecer com toalha. Veja os melhores memes Troca de socos durante assembleia dos rodoviários em Niterói <