Cidades

Rio terá novo programa de reciclagem

Imagem ilustrativa da imagem Rio terá novo programa de reciclagem
O programa prevê a redução de impactos ambientais, a economia de recursos naturais e a criação de postos de trabalho e renda para os catadores. Foto: Divulgação/Alerj

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, sancionou a lei que cria o Programa Estadual de Pagamentos por Serviços Ambientais de Reciclagem (PSAR), por meio do Diário Oficial desta sexta-feira (23).

A lei tem o objetivo de apoiar financeiramente empreendimentos de catadores de materiais recicláveis, com recursos de multas ambientais e a participação de empresas, de acordo com a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida de seus produtos, conforme determina a Lei Federal de Resíduos Sólidos.

O programa prevê a redução de impactos ambientais, a economia de recursos naturais e a criação de postos de trabalho e renda para os catadores, dentre outros. O texto prevê que o programa possa ser financiado com o dinheiro de termos de ajustamento de conduta por danos ambientais relacionados à gestão de resíduos, podendo esses recursos serem utilizados com os catadores do local onde ocorreu o dano ambiental.

Alerj

< Friburguense recupera pontos e anula semifinal na Série A2 do Carioca Criminosos têm prejuízo na ‘Rampa do Relógio’, em Maricá <