Esportes

Friburguense recupera pontos e anula semifinal na Série A2 do Carioca

Imagem ilustrativa da imagem Friburguense recupera pontos e anula semifinal na Série A2 do Carioca
|  Foto: Mais Notícias
Friburguense e Americano duelaram dentro e fora de campo. Foto: Divulgação

O Friburguense conseguiu uma importante vitória fora dos gramados. Depois de perder seis pontos por suposta escalação irregular durante a Taça Santos Dumont, o primeiro turno da Série A2 do Campeonato Carioca, o clube da Serra venceu recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva nesta quinta-feira (22), forçando a remarcação das semifinais.

Durante a disputa da primeira fase, o Frizão foi punido com a perda dos três pontos da vitória sobre o Duque de Caxias e mais três como punição prevista no Código Brasileiro de Justiça Desportiva. À época, a escalação do atacante João Manoel foi considerada irregular e o clube acabou punido em decisão protocolar do STJD.

Sem a pontuação perdida, o Friburguense acabou fora da disputa das semifinais do primeiro turno. Beneficiado com a decisão, o Americano acabou assumindo a vaga - vencendo o Audax na semifinal e, posteriormente, sendo derrotado pelo Artsul, que eliminou o Maricá na outra chave. Com o título, a equipe de Nova Iguaçu havia conquistado vaga na decisão geral do campeonato - que dará uma vaga na elite do estadual.

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, no entanto, não chegou a homologar os resultados do mata-mata e sequer houve entrega de troféu e medalhas. A FERJ fez mea-culpa, citando que, desde o início do processo, o problema na inscrição do jogador constava no Boletim Informativo de Registro de Atleta como "Erro no sistema. Atleta publicado e gerado no dia 2/6/2021".

Com a decisão judicial, a equipe serrana reassume a vice-liderança do Grupo A, com 9 pontos. A partida contra o Audax, líder do Grupo B, será remarcada pelo Departamento de Competições. O Audax terá a vantagem do empate - e quem passar encara o Artsul, que eliminou o Maricá em jogo já realizado, sem necessidade de remarcação.

Vale ressaltar que a Taça Corcovado, o segundo turno da competição, já está em andamento e tem duas rodadas já realizadas. Com jogos marcados às quartas e sábado até o próximo dia 7, a FERJ pode ter dificuldades em encontrar uma brecha para as novas semifinal e final do primeiro turno. É possível que o mata-mata do segundo turno precise esperar após a disputa de toda a fase classificatória.

< Câmeras flagram roubo em loja de shopping no Centro de Niterói Rio terá novo programa de reciclagem <